Corteva Agriscience celebra o Dia Mundial do Algodão com portfólio robusto para a cultura

Cotonicultores contam com soluções de proteção de cultivo, tratamento de sementes e biotecnologias para aumentar a produtividade e controlar pragas e doenças que prejudicam o andamento da cultura

São Paulo, 6 de outubro de 2023No Dia Mundial do Algodão, celebrado em 7 de outubro, a Corteva Agriscience celebra a data por meio de seu robusto portfólio para a cotonicultura, tanto em soluções para a proteção de cultivos como em tratamento de sementes e biotecnologia. O algodão brasileiro passa por um bom momento, com a conquista do protagonismo na produção e exportação de algodão. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, o país deverá colher 3,15 milhões de toneladas da cultura na safra 2023/24, um aumento de 23,3% em comparação à temporada anterior.

“Graças à tecnificação cada vez maior do produtor de algodão brasileiro, o país vem assumindo um protagonismo importante no cenário global, seja pela adoção da biotecnologia, pela qualidade do produto final ou pela produtividade da cultura, além do controle efetivo de pragas, doenças e plantas daninhas que prejudicaram as lavouras em décadas anteriores. A Corteva celebra o Dia Mundial do Algodão e reforça seu portfólio robusto para ajudar os agricultores desde o plantio até a colheita”, declara Thomas Scott, líder do Portfólio de Inseticidas da Corteva para o Brasil e Paraguai.

Entre os produtos que a Corteva apresenta aos cotonicultores está o inseticida Exalt®, que é composto por Jemvelva ActiveTM , ingrediente ativo de origem biológica que recebeu o selo Green Chemistry Award e é reconhecido como uma das tecnologias mais inovadoras e sustentáveis do mundo pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), e ajuda no controle da lagarta helicoverpa, a lagarta-do-cartucho e tripes, e Closer®, formulado a partir da tecnologia Isoclast® Active e pertencente a um novo grupo químico, as sulfoxaminas, apresentando diferenciado modo de ação no controle de pulgões do algodoeiro e uma importante ferramenta para o manejo integrado de pragas e de resistência.

Especificamente para tratamento de sementes, o inseticida Dermacor® oferece controle das principais pragas de solo e foliares iniciais, trazendo ao produtor ótima manutenção do estande e rápido estabelecimento da cultura, maximizando o potencial produtivo da semente tratada. A Corteva também disponibiliza o nematicida biológico Lumialza™, que recebeu, recentemente, registro para nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis) em algodão. A solução possui a bactéria Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838), organismo que coloniza a região da raiz para criar uma barreira biológica contra a praga, oferecendo uma proteção eficiente logo no início do estabelecimento da cultura, podendo estender-se por mais de 80 dias.

As plantas daninhas também se fazem presentes na cotonicultura, como o capim-amargoso (Digitaria insularis) e o capim pé de galinha (Eleusina indica). Por isso, o controle com herbicidas se faz necessário, e a Corteva possui o Verdict® Max, graminicida de alta eficiência no manejo de diversas invasoras de folha estreita.
Já para ajudar o cotonicultor a controlar as doenças do algodoeiro, como Ramulária (Ramularia areola) e Ramulose (Colletotrichum gossypii), a Corteva oferece o Manejo Campeão OnmiraTM, composto pelos produtos Viovan®, Aproach® Power e Vessarya®, que tem como diferencial uma formulação inovadora que elimina a adição de óleo, possui rápida absorção pela planta, o que reduz o risco de lavagem pela chuva, além de evitar fitotoxicidade para a cultura, trazendo mais comodidade, performance e seletividade.
Biotecnologias ajudam no controle de lagartas e plantas daninhas
A utilização da biotecnologia é importante para que o produtor consiga obter uma produtividade expressiva e controlar as plantas daninhas que afetam a cultura. Para isso, a Corteva oferece a tecnologia WideStrike® 3, que oferece proteção superior no controle das principais lagartas que atacam a cultura. Com as proteínas Cry1F, Cry1Ac e Vip3A das bactérias Bacillus thuringiensis, também conhecidas como Bt, a tecnologia atua em todos os tecidos da planta e por todo o seu ciclo, promovendo maior poder de proteção e longevidade para o algodão.
A utilização da biotecnologia é importante para que o produtor consiga obter uma produtividade expressiva e controlar as plantas daninhas que afetam a cultura. Para isso, a Corteva oferece o Sistema Enlist®, que permite que, após a colheita do algodão, o produtor que opte em plantar a Soja Enlist E3® ou a Soja Conkesta E3® poderá aplicar o herbicida Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina) na pré e pós emergência da soja para auxiliar no controle das soqueiras e plantas voluntárias, que devem ser eliminadas para redução de pragas e doenças, como o Bicudo (Anthonomus grandis) e a Ramulária, que utilizam essas voluntárias como ‘ponte verde’.
Corteva apoia desenvolvimento sustentável da cadeia do algodão
Desde 2020, a Corteva é patrocinadora do movimento Sou de Algodão, uma iniciativa nacional e internacional para despertar a consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável, que promove meios de produção mais eficientes e sustentáveis para todo o ciclo de cultivo, em ações pautadas em três pilares: responsabilidade ambiental, social e econômica.

Sobre a Corteva
A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. Mais informações disponíveis no site.