Como a internet pode ser uma aliada da minha colheita?

Já se fez a seguinte pergunta: como a internet pode ser uma aliada na minha colheita? Diante de tantas tecnologias e evoluções operacionais, a resposta para esta questão pode ser muito surpreendente.

Hoje em dia, a tecnologia está ajudando os agricultores na superação dos desafios do campo, sendo possível melhorar a qualidade dos produtos, aumentar a produtividade da colheita e demais processos, além de reduzir os custos de operação.

Além disso, as inovações tecnológicas e a internet podem ser vistas ao longo de todo o processo produtivo, desde o preparo da terra, até as sacolas de papel, usadas para a embalagem dos produtos.

Em conjunto com a evolução da tecnologia, temos o avanço da ciência, que permite o conhecimento mais aprofundado das técnicas de melhoramento genético, da mecanização, do plantio direto e dos defensivos agrícolas – inovações que revolucionam o ramo da agricultura em todo o Brasil e no mundo.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 67% das propriedades rurais do país utilizam algum tipo de tecnologia, seja na gestão dos negócios ou nas atividades de produção.

Percebe-se que as transformações no âmbito rural e no campo ocorrem rapidamente, diante do conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa, investimentos feitos no aprimoramento de máquinas e, finalmente, à mobilidade e conectividade proporcionada pela internet, com os computadores e smartphones.

O presente artigo vai tratar de um panorama da tecnologia na produção agrícola, além de mostrar como a internet pode revolucionar as formas de colheita, mas também o gerenciamento dos processos, afetando desde o pequeno produtor, até uma distribuidora de produtos naturais.

Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!

A revolução da internet na agricultura

A internet foi capaz de modificar o comportamento de consumidores, afetando as maneiras de divulgação e propaganda, por exemplo com os rótulos adesivos personalizados.

Porém, a internet vai além disso: ela também influencia o setor de produção primário, incluindo a agricultura, ao dinamizar processos e diminuir a necessidade de burocracia.

Por exemplo, o sistema tef (Transferência Eletrônica de Fundos), que é conectado à internet, oferece a facilidade e a comodidade necessária na hora de fazer uma transação financeira. 

Desse modo, os pequenos produtores podem usar do recurso para a venda de seus produtos agrícolas, ou para ações com parceiros.

Através da comunicação e automação comercial, as empresas podem realizar a liquidação financeira de pagamentos eletrônicos, de adquirentes ou administradoras de cartão. Ou seja, é um sistema ideal para quem busca agilidade e precisão em processos financeiros.

Além do mais, a internet também diminui burocracias comuns na agricultura. Um exemplo é o controle do sistema de estoque, sendo possível gerenciar a colheita, armazenamento e distribuição de produtos.

Desse modo, temos a chamada “Agricultura Digital”, ou Agricultura 4.0 (Agro 4.0), que utiliza soluções tecnológicas ligadas à informática, para o gerenciamento da lavoura, tendo como principal objetivo a melhora na produção agrícola.

Tudo isso, graças à automatização proporcionada pelas tecnologias da informação e comunicação, além do aprimoramento técnico.

Entre as vantagens da Agricultura Digital, destacam-se:

  • Controle detalhado de insumos;
  • Redução de custos com mão de obra;
  • Melhor monitoramento das condições climáticas que afetam a colheita;
  • Monitoramento de pragas e doenças.

Importante destacar que a internet também oferece condições para que os produtores agrícolas possam se destacar no mercado, a partir da divulgação de produtos e serviços online. Ou seja, proporciona a novidade do marketing digital.

Por conta disso, muitos produtos estão aparecendo com rótulos personalizados, que não contam somente com as especificações do item, mas também, com a propaganda de canais de comunicação online, como os sites e redes sociais.

As vantagens da internet e das TICs para o ramo da agricultura

As TICs (tecnologias da informação e da comunicação), ao lado da internet, não somente agiram na desburocratização de diversos tipos de processos, mas também contribuíram para revolucionar a agricultura, incorporando novos modelos de gestão dos negócios.

Com esses recursos, ao invés dos produtores rurais tomarem decisões baseadas em conhecimento empírico, experiência e recomendações, eles podem utilizar um conjunto de medidas, a partir de dados colhidos com sistemas online e ferramentas de automação, tornando as escolhas mais precisas e seguras.

Desse modo, o resultado pode ser medido mesmo antes da colheita.

Por exemplo, é possível ter informações mais decididas sobre quantos produtos foram colhidos e, com isso, comprar caixa de papelão na quantidade certa, sem perda de materiais extras.

Além disso, as TICs e as tecnologias são capazes de dinamizar a produção, colaborando para o melhoramento de atividades na agricultura e, até mesmo, atuando na preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Afinal de contas, com o aumento da produtividade e a otimização de recursos, é possível reduzir a necessidade da expansão de novas áreas para agricultura, diminuindo os impactos à natureza, principalmente florestas.

Ademais, a otimização de processos é responsável pela significativa melhoria da qualidade do trabalho e da segurança dos colaboradores. 

Por exemplo, é possível prever quando uma certa colheita sofrerá danos, bem como visualizar riscos aos quais os trabalhadores estão expostos.

Por fim, o consumidor também é um grande beneficiário do emprego das TICs e da internet na agricultura. 

Isso porque, com a facilidade do acesso à informação, os clientes podem encontrar conteúdos online e, assim, se manterem atualizados sobre a origem dos alimentos que estão à mesa.

Ou seja, os consumidores têm informações que vão além das etiquetas para alimentos, mas podem encontrar materiais em sites, blogs, redes sociais e aplicativos, que trazem conteúdos personalizados e relevantes sobre os produtos agrícolas.

Dicas para aproveitar os recursos tecnológicos na agricultura

Atualmente, a agricultura emprega meios altamente tecnológicos e de precisão para realizar o controle de todos os processos. 

Por meio de métodos computacionais de grande desempenho, é possível realizar o processamento de uma infinidade de dados e acompanhar as tendências do mercado.

No entanto, nem sempre é fácil aproveitar todos os recursos tecnológicos que estão à disposição. Observe algumas dicas:

 

Mantenha-se atento às novidades

Para um bom proveito dos recursos tecnológicos, é necessário, em primeiro lugar, se manter informado das novidades que surgem a cada dia. Por exemplo, é possível encontrar plantadeiras “auto propelidas”, isto é, que dispensam os tratores de tração.

Além disso, pode-se encontrar sistemas de irrigação automatizados, que permitem o aumento da produção, redução dos custos e diminuição dos impactos ambientais. 

Em alguns casos, inclusive, a colheita pode ser totalmente automatizada, com seleção das frutas e legumes através de sensores.

Ou seja, a tecnologia sempre foi uma aliada da agricultura. Mas para aproveitar ao máximo os recursos, vale a pena buscar por novas informações e ter conhecimento sobre os avanços tecnológicos na área rural.

 

Conheça a agricultura de precisão

A agricultura de precisão tem como base o uso de GPs e sensores inteligentes, que ajudam a guiar máquinas e equipamentos monitorados por computadores e satélites. 

Dessa forma, é possível colher amostragens do solo e, ainda, monitorar a saúde de plantas, com análises rápidas e altamente precisas.

Hoje em dia, grande parte da agricultura digital utiliza as ferramentas da agricultura de precisão, por conta disso, é importante conhecer as tecnologias para saber a quantidade certa de insumos usados durante a colheita (como fertilizantes e adubos).

A agricultura de precisão também faz uso de drones para a contagem de plantas, medição da altura da plantação, bem como o monitoramento de irrigação e detecção de pragas. 

Assim, é possível pulverizar somente o necessário, sendo possível economizar com insumos, cuidar da colheita e contribuir com o meio ambiente.

Na agricultura de precisão, há tratores autônomos que são capazes de realizar, praticamente sozinhos, todo o processo de plantio, incluindo a aplicação de pesticidas, sem a presença dos pilotos.

Diante disso, podemos perceber que a agricultura de precisão tem efeitos altamente positivos, especialmente na redução de custos, já que é possível diminuir a necessidade de mão de obra e economizar com materiais essenciais da prática agrícola.

Conclusão

O uso da internet para a colheita e demais atividades da agricultura já é uma realidade no Brasil. 

De acordo com um estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), esse mercado deve movimentar, aproximadamente, 15 bilhões de dólares até 2021, em todo o mundo.

Isso representa mais investimentos em inovação, ciência, tecnologia e equipamentos acessíveis aos produtores, além de novos aplicativos e sistemas, adaptáveis para todos os tipos de colheitas e agricultores.

Por esse motivo, há um crescente interesse das empresas em soluções tecnológicas, já que esses recursos podem agregar valor aos produtos e serviços, reduzindo muitos custos de produção e aumentando a qualidade do trabalho.

Vale dizer que a automação dos processos, com o uso da tecnologia e da internet, atua no melhoramento potencial da produtividade, reduz desperdícios de insumos e, assim, o resultado é um produto de alta qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.