Com aplicativo, contratação de produtores está mais ágil e sustentável na JTI

Novo processo ganhou prêmio global de inovação da multinacional neste ano por reduzir emissões de CO², gerar corte de gastos e agilizar recolhimento de assinaturas

Para dar mais agilidade e segurança ao processo de assinatura dos contratos de integração com os produtores rurais, além de contribuir com a sua estratégia de sustentabilidade, a Japan Tobacco International (JTI) inicia a sua segunda safra com recolhimento eletrônico das assinaturas dos seus cerca de 11 mil produtores integrados.

De acordo com Cristina Quatke, gerente Jurídica da JTI, o projeto para contratação iniciou em 2015. Nessa época, os contratos eram impressos e levados pelos técnicos de Agronomia até os produtores para recolhimento de suas assinaturas. “O processo era moroso porque havia a necessidade de várias viagens ao campo devido à recorrência de erros nas informações, rasuras, omissões de dados, perdas e extravios de documentos”, relembra Cristina.

Desde janeiro de 2022, a empresa implementou uma solução eletrônica para a contratação dos produtores. O projeto inicial previa o uso de notebooks, mas ao longo dos testes, migrou-se para smartphones. “Esse tipo de celular permite acesso a um sistema operacional capaz de executar aplicativos sem a necessidade de Internet, o que é muito importante porque a maioria dos produtores moram em áreas remotas nas quais não chega sinal de conexão”, relata Cristina.

A aplicação do celular nesse processo permitiu aos técnicos de agronomia da JTI necessitarem de uma única viagem às propriedades rurais para fins de assinatura de contrato, o que reduziu o tempo de contratação em 63 dias. Entre outros ganhos, houve redução de 80% na impressão de papel, o que vai gerar até o final deste ano, economia de mais de R$ 100 mil à companhia.

“Com a diminuição das viagens dos técnicos para corrigir informações e devolver o contrato, tivemos também uma redução de 4,2 toneladas nas emissões de CO² por ano, além da eliminação de gastos com gasolina, sem contar que geramos uma maior garantia jurídica nas relações de negócio entre ambas as partes”, ressalta Cristina.

Coretti La Cava Junior, diretor de Sustentabilidade da JTI, destaca que a iniciativa vai ao encontro da estratégia de sustentabilidade da companhia e no seu compromisso em fazer o que é certo. Ela está baseada em três pilares: respeito aos direitos humanos; promover melhor impacto social e ambiental e; boa governança corporativa e padrões de negócios. “Estamos comprometidos em identificar, entender e reduzir o impacto ambiental de nossas atividades e fazer uma diferença positiva nas comunidades com as quais interagimos, ajudando a enfrentar desafios locais, sempre com o objetivo de promover melhorias para a nossa rede de produtores integrados”, declara Coretti.

Em relação à meta de reduzir o impacto ambiental, a empresa está comprometida a ser neutra em caborno até 2030 e a atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor até 2050.

Prêmio global

O projeto ganhou em 2023 um prêmio global da empresa em inovação. “Estamos muito honrados e felizes por sermos relevantes em âmbito mundial porque prova nossa consistência em imprimir qualidade nos serviços prestados aos nossos produtores, além de estarmos reduzindo as emissões de CO², o que contribui para a sustentabilidade do planeta e, consequentemente, geramos ainda mais credibilidade à empresa no setor Agrícola”, afirma Cristina.

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Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e cigarro eletrônico, com operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 40 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por oito anos consecutivos. No Brasil, são mais de 1,2 mil colaboradores em nove Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de mais de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, American Spirit, Djarum, L.A e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional, repetindo a conquista em 2023. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. Saiba mais em www.jti.com/brasil.