Colheita de algodão em Goiás chega a 48,47%

Goiás já colheu 48,47% de todos os 25.214,19 hectares de algodão plantados no estado. O levantamento é do dia 23 de julho, e foi realizado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão em Goiás (Fialgo), que coordena o Projeto de Controle do Bicudo em Goiás, responsável por acompanhar todo o período de colheita nas fazendas produtoras de algodão no estado.

Na Região 1, composta pelos municípios de Goiatuba, Morrinhos, Palmeiras de Goiás e Turvelândia, está mais avançada, com 67,03% da safra colhida, o que representa 8,73% da área total colhida em Goiás.

Na Região 2, que reúne os municípios de Caiapônia, Chapadão do Céu, Jataí, Montividiu, Mineiros, Rio Verde, Paraúna e Perolândia, 41,65% de sua área plantada foi colhida. Este valor corresponde a 23,63% e marca uma grande aceleração da colheita na região.

Por sua vez, a Região 3, que engloba os municípios de Cristalina e Luziânia, alcançou 45,13% de área colhida, o que corresponde a 15,48% do total em nível estadual.

A Região 4, formada apenas pelo município de Britânia, foi a que mais avançou na última semana. Com a colheita iniciada há apenas 2 semanas, houve um salta de 6,35% para 50,79% de sua área colhida. Este percentual também saltou de 0,03% para 0,27% de toda a área plantada em Goiás.

A equipe monitora os níveis da praga do bicudo e orienta produtores sobre quais medidas devem ser tomadas para o controle do inseto durante o desenvolvimento das lavouras e final de safra.