Campanha “Milho Certo 2.0” pretende superar marca de R$ 400 milhões em vendas de insumos agrícolas em sua segunda edição

Realizada pela primeira vez na safra 22/23, a ação resultou em mais de R$ 21 milhões em descontos distribuídos aos agricultores por meio de operações de Barter

A Lavoro, primeira distribuidora de insumos agrícolas da América Latina a ter as ações listadas na Nasdaq, vem investindo expressivamente em operações estruturadas de Barter para produtores rurais de diversas regiões do país. Agora, a empresa lança a Milho Certo 2.0, segunda edição da campanha de sucesso que alcançou cerca de R$ 550 milhões em novos contratos na última safra. Ao fim da ação, foram distribuídos mais de R$ 21 milhões em descontos aos agricultores. A ideia é fechar mais de R$ 400 milhões em vendas de insumos nessa nova rodada.

O objetivo da campanha é negociar os insumos da 2° safra23/24 com milho disponível ou futuro, que apresenta hoje a melhor relação de troca para o produtor, se comparado a compra em moeda, em meio a um cenário de incertezas nos preços de commodities. A ação será válida até o dia 15 de dezembro de 2023. “A Lavoro possui uma atuação bem sólida no mercado de Barter agrícola brasileiro. Sempre levamos boas alternativas e ofertas seguras aos agricultores, proporcionando resultados favoráveis aos seus agronegócios”, afirma Marcos Oliveira, diretor de Operações de Commodities da Lavoro.

A Milho Certo 2.0 trabalhará com as seguintes modalidades: Troca tradicional, Barter Financeiro (com Troca Fácil), e Operação Alvo. As negociações dentro do modelo de Barter têm como objetivo principal mitigar riscos relacionados à volatilidade dos preços das commodities e do câmbio. As transações são realizadas nas Bolsas de Valores B3, no Brasil, e de Chicago e Nova York, nos Estados Unidos, com a intermediação de uma instituição financeira parceira da Lavoro.

“Analisando nossas outras campanhas, tanto as voltadas para Milho, Soja e Café, a modalidade de Barter Financeiro, tanto Troca Fácil quanto Barter Físico, se tornou uma das favoritas dos agricultores por ser uma ferramenta híbrida, ou seja, a transação proporciona segurança financeira ao produtor em cenários de alta ou baixa. Olhando por dois ângulos, é possível concluir que é um método de ganha-ganha, ideal para tratar com commodities que historicamente apresentam uma volatilidade de preços como o milho, por exemplo”, destaca o executivo.

Já a Operação Alvo, outra modalidade contemplada na Milho Certo 2.0, foi criada para caso a commodity alcance determinado nível de preço, a transação seja automaticamente “desmontada” e o ganho creditado ao agricultor. Portanto, caso a cotação do milho tenha uma queda inesperada, o produtor está protegido, uma vez que os grãos já foram vendidos. Da mesma forma, se o valor subir, a Lavoro atribui um bônus ao agricultor que já pode garantir os insumos necessários para a próxima safra.

“O principal objetivo é garantir a segurança financeira do nosso cliente, mantendo a relação entre os mercados de insumos agrícolas e commodities cada vez mais sustentável”, finaliza Oliveira.

Sobre a Lavoro
A Lavoro é a maior distribuidora de insumos agrícolas do Brasil e a primeira da América Latina a ser listada na Nasdaq, bolsa de valores americana, sob os tickers “LVRO” e “LVROW”. Com um portfólio completo de produtos e serviços, a empresa capacita os agricultores a adotar tecnologias inovadoras e impulsionar a produtividade. Fundada em 2017, a Lavoro possui ampla presença geográfica, atuando no Brasil, Colômbia e Uruguai, atendendo cerca de 72.000 clientes, por meio da sua presença física, em suas mais de 210 lojas distribuídas na América Latina e com um time de mais de 1.000 consultores técnicos de vendas, e digital, com seu marketplace. Saiba mais sobre a Lavoro aqui.