Alta tecnologia para misturar fertilizantes

Fonte: Bagtechint.com
E-mail: Bagtech@bagtechint.com

Empresa Bagtech implantou a primeira misturadora de fertilizantes com tecnologia digital que pode ser controlada de qualquer lugar do mundo

Máquinas são baseadas na Indústria 4.0 e na Internet das Coisas (IoT)

Apesar do ano atípico, a empresa Bagtech Internacional instalou a primeira máquina misturadora de fertilizante 60tph, em julho de 2020, no estado de Mato Grosso do Sul. Além do projeto da primeira misturadora em solo brasileiro ter sido concebido em meio à pandemia de coranavírus, a sua fabricação também ocorreu em tempo recorde devido a necessidade do cliente. Conforme o gerente de projetos da empresa, Juliano Rodrigues, a máquina foi instalada e comissionada com sucesso e esta em operação desde o segundo semestre de 2020.

Ainda marcou o início de transformação do mercado de fertilizantes com a oferta de máquinas de última geração com tecnologia digital que pode ser controlada de qualquer lugar do mundo. A tecnologia é baseada na Indústria 4.0 e na Internet das Coisas (IoT). O sistema de automação da empresa, Bagtech Automation System®, possui inteligência artificial aplicada, sendo desenvolvido e configurado para a indústria de fertilizantes, utilizando máquinas de alta precisão e sistema de monitoramento on-line com gráficos em tempo real acessíveis de qualquer lugar do mundo. O sistema também permite alterações e configurações remotos que otimizam o processo e a operação.
“Estamos passando por uma transformação digital radical, com o mundo digital e a produção industrial se unindo cada vez mais. Essa coesão é o que a Internet das Coisas (IoT) e a Indústria 4.0 pretendem realizar”, explica Rodrigues. Cita que os benefícios como maior eficiência energética, flexibilidade, precisão, processos logísticos simplificados e otimização da cadeia de valor são fatores cada vez mais necessários dentro da indústria de produção de fertilizantes. É com o foco nisso que as máquinas e equipamentos da Bagtech são desenvolvidos, trazendo redução no consumo de energia, baixa manutenção, maior precisão a partir da rápida transmissão de dados, aumento da eficiência da planta e suporte técnico on-line para 100% dos produtos.
Os equipamentos estão absolutamente inseridos no que se denomina tecnologia de precisão. Nas máquinas, os dados coletados no processo são organizados e mostrados em forma de números e gráficos. É a partir do resultado da análise desses dados que são feitos os ajustes e tomadas de decisão. Os dados se tornam mapas fundamentais na operação aumentando a eficiência e precisão, otimizando o processo como um todo. A empresa possui tecnicos brasileiros aptos a estar em contato diretamente com clientes no Brasil e oferecer todo o suporte seja ele pessoal ou online. Todo o equipamento foi desenvolvido na matriz da empresa, em Durban, na África do Sul.
A Bagtech iniciou sua jornada há mais de 35 anos comandada por engenheiros brasileiros lidando com fabricantes de máquinas eletrônicas de classificação por cores e em plantas de processamento para a indústria agrícola. O portfólio da empresa reúne máquinas misturadoras, de revestimento, ensacadoras bem como máquinas compactas e unidades móveis para processamento de fertilizantes de acordo com as necessidades do cliente. Todos os projetos envolvem uma análise criteriosa junto ao cliente para atender as necessidades dele.