Alliance One implementa estratégia Global de Agronomia

Multinacional do tabaco destaca o Brasil como centro de excelência em pesquisa, desenvolvimento e difusão de tecnologias

A Alliance One iniciou, nesta terça-feira (15), a implementação de sua estratégia Global de Agronomia que destaca o Brasil como centro de excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão de tecnologias, além de trazer o alinhamento global da agenda de sustentabilidade, estratégias que envolvem o grupo Alliance One International e seus clientes.

Propriedade de 82 hectares em Passo do Sobrado (RS), o Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão de tecnologias – Global Research, Development & Deployment (GRD&D), em inglês, será a estrutura de referência mundial. No local, foram investidos cerca de R$ 2 milhões com a construção de novos escritórios, laboratórios e auditório, além da estrutura já existente.

“Temos no Brasil todas as ferramentas necessárias para acelerar a difusão de tecnologias de ponta visando aumentar a rentabilidade do produtor, melhorar a qualidade do produto e atender à regulação, para garantia da sustentabilidade da cadeia produtiva do tabaco globalmente” afirma Hélio Moura, diretor Global de Agronomia, em reunião de apresentação às equipes internas.

Alicerçada nos pilares Inovação, Produtividade, Relacionamento & Engajamento e Sustentabilidade, a estratégia apresenta a Turquia como hub para tabaco Oriental. “Ao longo de mais de 140 anos de história no mercado do tabaco, construímos uma forte imagem de marca. Somos referência em assistência técnica, no desenvolvimento de pessoas, no fornecimento de produtos e serviços de qualidade, com rastreabilidade e sustentabilidade. Uma estratégia global alinhada nos permitirá trabalhar soluções e approaches globais, respeitando a cultura e a velocidade de cada mercado”, ressalta o presidente da Alliance One International, Alexandre Strohschoen. Este compromisso é traduzido na Missão Global de Agronomia de trabalhar como uma única organização global alinhada, focada no negócio, orientada por projetos, para garantir a rentabilidade do grupo, a competitividade em termos de custos, a melhoria e a consistência da qualidade, impulsionando a agenda global de sustentabilidade para continuar a ser o benchmark da indústria.

“A realidade está mudando de forma acelerada. Ambientes de negócios cada vez mais complexos e incertos, crescimento tecnológico acelerado e sustentabilidade no topo da pirâmide, são alguns dos desafios do nosso negócio. Reconhecemos este cenário e compreendemos suas diferenças. É por isto que acreditamos que a estratégia Global de Agronomia da Alliance One fortalecerá nossa empresa para o futuro, trazendo ainda mais eficiência e flexibilidade à nossa cadeia global de suprimentos”, afirma Hélio.

 

Reestruturações marcam ano da Alliance

Em setembro, a Alliance One havia anunciado Hélio Moura como seu novo Diretor Global de Agronomia. No mesmo mês, após a execução de um programa global de eficiência nas operações, a companhia também anunciou a reorganização de suas operações globais. Com as mudanças, os brasileiros Fernando Limberger e Irineu da Silva assumiram, respectivamente, a direção de operações e a direção financeira da Alliance One nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Argentina e Guatemala. “Do ponto de vista comercial, as Américas do Norte, Central e do Sul estão intimamente ligadas. Ao reuni-las em uma única gestão, podemos alinhar melhor as demandas e os requisitos futuros de nossos clientes”, destaca Alexandre Strohschoen.

 

Sobre a empresa

No Rio Grande do Sul, a Alliance One Brasil possui uma unidade de compra e processamento de tabaco em Venâncio Aires, além de seu Centro Administrativo e Parque Logístico. A outra unidade fabril fica no município catarinense de Araranguá. Em Santa Catarina, também possui unidades de compra de tabaco e faturamento de insumos em Lontras, Canoinhas e Pinhalzinho; e no Paraná, na cidade de Rio Azul.

Anualmente, a empresa conta com cerca de 3 mil empregados diretos em todas as suas unidades. Com equipes de produção de tabaco atuando em mais de 350 municípios, a Alliance One investe em contratos de integração com 15,5 mil produtores de tabaco. Cerca de 95% de sua produção é exportada para os cinco continentes.

Desde 2018, a Alliance One representa com exclusividade os negócios com tabaco da Pyxus, uma holding internacional que gerencia serviços de suas subsidiárias. Fora do Brasil, a Pyxus conta com empresas com foco em produtos agrícolas de valor agregado, além de e-liquids, canabidiol, cannabis industrial e do mercado legal de cannabis em países onde há legislação para a atividade.

 

Venâncio Aires, 15 de dezembro de 2020.

 

Crédito das imagens: Divulgação/Alliance One.