Agricultura de precisão: Como a tecnologia amplia a capacidade produtiva com qualidade
Rastreabilidade e controle de processos produtivos agrícolas proporcionam segurança na produção dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores
A agricultura de precisão (AP) consiste em utilizar a tecnologia por meio de ferramentas de controle que monitoram processos produtivos e colaboram com análises de dados, auxiliando no entendimento das condições ideais para o cultivo das principais culturas agrícolas. Esse processo resulta diretamente no aumento da capacidade produtiva, com eficiência e sustentabilidade, preservando recursos ambientais e econômicos.
O Brasil é um dos países que mais inova em tecnologia na agricultura. De acordo com o Radar Agtech Brasil 2020/2021, iniciativa que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e empresas privadas, o País possui atualmente 1.574 startups, que são agtechs que impulsionam recursos tecnológicos no agronegócio. Esse avanço é motivado pela necessidade de ampliar o controle produtivo e a rastreabilidade do alimento, desde o cultivo até a mesa do consumidor. E é com esse objetivo que a agricultura de precisão vem impulsionando novas iniciativas no agronegócio brasileiro.
Nesse contexto, a Agrivale, um dos maiores produtores de uvas de mesa do Brasil com sede no Vale do São Francisco, em Petrolina-PE, tem trabalhado com AP em seu cultivo. Por meio de investimentos em novas tecnologias que monitoram todo o ciclo produtivo das uvas, a empresa realiza o controle de qualidade dos processos e proporciona a rastreabilidade do produto, desde o cultivo até a disponibilização na gôndola do supermercado.
Sistema de irrigação eficiente
A eficiência da irrigação no plantio de uvas exige uma análise constante das condições climáticas, de solo, entre outras variáveis. De acordo com Nami Ando, gerente de Produção da Agrivale, o monitoramento constante possibilita a tomada de decisões de forma mais assertiva. “Temos uma estação meteorológica que fornece dados de temperatura, umidade, vento, precipitação pluviométrica, entre outros. Com essas informações, podemos calcular a necessidade de água da planta conforme a fase em que ela se encontra. Caso esteja no início da brotação, é necessário um volume menor, já na fase de enchimento de fruto, a demanda de água aumenta. Como os solos não são iguais em todos os pontos, precisamos fazer alguns ajustes, em solos mais arenosos que têm menor retenção de água, utilizamos cobertura morta (bagaço de cana) para que haja maior retenção de água e, consequentemente, menor desperdício”, explica Nami.
Rastreabilidade no campo
A agricultura de precisão é um sistema que gere as lavouras em todos os seus aspectos para garantir a sua produtividade. Dessa forma, quanto maior o número de dados coletados, maior será a assertividade na decisão e economia do sistema produtivo. Para isso, a Agrivale tem investido em tecnologias para gestão de sua propriedade quanto à utilização dos insumos e de manejo, o que permite uma economia de tempo e dinheiro, o que também contribui com o aumento da produtividade e sustentabilidade na plantação.
A utilização da telemetria nos tratores da empresa dispõe de um controle que realiza a coleta e o compartilhamento de dados no campo, que são enviados de forma remota para o agricultor. Deste modo, tanto o agricultor, quanto o tratorista, conseguem fazer o monitoramento e o diagnóstico da lavoura e das operações realizadas.
Dando suporte ao monitoramento realizado pela telemetria dos tratores, a Agrivale também faz o uso de drones para monitorar a área de cultura, o que permite uma visualização detalhada da propriedade com localização georreferenciada e contribui para a melhoria das atividades agrícolas e seu manejo.
Qualidade na produção de uvas
Para dar suporte ao controle de qualidade e rastreabilidade das uvas produzidas, a Agrivale faz uso dos softwares da PariPassu, agritech integrante do Genesis Group. “Com os processos automatizados, por meio dos softwares, conseguimos acompanhar de forma criteriosa e ágil a qualidade das uvas que produzimos. Isso nos permite ter um maior controle da produção, reduzir perdas, além de possibilitar a tomada de decisões de forma rápida e com segurança”, afirma Luzineide Silva, Supervisora de Controle de Qualidade na Agrivale.
A rastreabilidade é fundamental no que se refere à segurança alimentar, conceito que engloba a produção do alimento, transporte e armazenamento seguindo os requisitos de controle de qualidade. A Agrivale disponibiliza, por meio de um QR Code no rótulo da embalagem das suas uvas, informações da empresa produtora, a especificação técnica da uva, data de colheita e todo o caminho percorrido desde o cultivo até a distribuição.
Sobre a Agrivale
A Agrivale é um dos maiores produtores de uvas de mesa do Brasil. Sediada no Vale do São Francisco, em Petrolina, Pernambuco, cujo local detém as melhores condições climáticas para produção da melhor uva de mesa, a companhia vem transformando o hábito de consumo de uvas por meio de suas marcas Mimo, Duvale, Turma da Mônica, entre outras.
Com a sólida experiência de quem produz uvas há mais de 25 anos e exporta para mais de dez países, a Agrivale também é uma das empresas mais certificadas no setor de atuação, que atestam a qualidade dos produtos e rege a relação ética entre colaboradores, fornecedores, meio ambiente e consumidores.