ABIC abre inscrições para o 18º Concurso Nacional de Qualidade do Café – Origens do Brasil – Safra 2021

Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) acaba de abrir as inscrições para o 180 Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Origens do Brasil – Safra 2021. O concurso tem como objetivo  incentivar a produção de cafés de alta qualidade, estimular as melhores práticas agrícolas, a sustentabilidade e, ainda, promover as regiões produtoras de café no Brasil, agregar valor ao produto e divulgar a diversidade de sabores e aromas da cafeicultura nacional junto aos consumidores, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo.

 

Para participar, os produtores devem ler todo o regulamento com atenção, preencher a ficha de inscrição, entregar a documentação necessária e as amostras selecionadas até o dia 03 de setembro de 2021.  Após serem recebidas, elas serão registradas, codificadas e apresentadas ao júri técnico para uma pré-seleção, onde serão classificadas quanto ao tipo, cor, aspecto, umidade, atividade de água, defeitos e à qualidade da bebida. Serão selecionadas para o concurso aquelas que cumprirem as características mínimas exigidas por espécie. Cada propriedade poderá registrar apenas uma amostra do microlote representativo dos cafés da região, indicando a espécie, Coffea arábica e/ou Coffea canephora (conilon/robusta), e a forma de preparo (natural ou cereja descascado).

 

As amostras serão separadas de acordo com as espécies e avaliadas em prova cega para receberem uma nota de Qualidade Global com peso de 90% na nota final. Aquelas que obtiverem uma pontuação igual ou superior a 7.3, se classificam parra o leilão. Já as propriedades receberão uma nota referente ao nível de sustentabilidade através da apresentação de certificados emitidos por organizações reconhecidas nacional ou internacionalmente. Elas também poderão responder um questionário, que estará disponível no site da ABIC a partir de agosto, fornecido pela Comissão Organizadora. O resultado dessa avaliação contará com peso de 10% na nota final. A divulgação do resultado do concurso, com a relação dos produtores vencedores por região, será no dia 4 de outubro de 2021.

 

Os microlotes vencedores serão ofertados num leilão on-line, a ser realizado no período de 5 a 7 de outubro de 2021, com as respectivas informações da região, produtor, espécie, notas finais e características sensoriais do lote.  O resultado será anunciado no site da ABIC no dia 8 de outubro de 2021 junto com os produtores vencedores que receberam o maior valor por saca, nas categorias Coffea arabica e Coffea canéfora. A premiação acontecerá em novembro de 2021, ainda em data e local a serem divulgados.

 

INFORMAÇÕES E CRONOGRAMA

 

Entrega de documentos e amostras: até dia 3 de setembro de 2021.
Divulgação do resultado de vencedores por região: até dia 4 de outubro de 2021.
Leião:  entre os dias 5 e 7 de outubro de 2021.
Resultado: 8 de outubro de 2021.