A importância da entrega técnica das máquinas agrícolas para bons resultados no campo

Segurança é ponto fundamental nos tratores da Agritech Agritech

Com o crescimento do setor de máquinas e implementos nas atividades agrícolas, Agritech reforça sobre a correta utilização dos equipamentos no dia a dia

Segundo dados da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (CSMIA/Abimaq), a indústria de máquinas agrícolas cresceu 63% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, e deve encerrar o ano de 2021 com um faturamento 20% maior que o de 2020.

Com esse crescimento do mercado e a presença cada vez maior de máquinas e implementos nas atividades agrícolas no Brasil, a necessidade de pessoas aptas a operar esses equipamentos se torna ainda mais importante. “Operar uma máquina agrícola, como os tratores, requer conhecimento técnico para manuseio dos comandos, rapidez para tomadas de decisão e capacidade para assimilar os recursos oferecidos pelo equipamento. É indispensável conhecer para saber fazer”, explica o Coordenador de Pós-vendas da Agritech, Everton Fabiano Rodrigues.

Por isso, a Entrega Técnica é uma etapa fundamental no processo de compra de uma máquina agrícola, pois tem o objetivo de apresentar o equipamento, suas funções e especificações (contidas no Manual de Instruções), de modo que o cliente tenha total conhecimento sobre sua nova aquisição, enfatizando a utilidade do produto mediante a atividade a ser desempenhada, além das informações necessárias para que ele possa utilizar o equipamento em sua totalidade, os comandos para acionamentos dos dispositivos e seus principais benefícios.

A maneira de realizar uma operação segura é um item que merece destaque na Entrega Técnica, já que a segurança é ponto fundamental nos tratores da Agritech, empresa pioneira na indústria brasileira ao fabricar máquinas voltadas especialmente para a agricultura familiar. “Nessa fase, o técnico apresentará os itens de segurança do trator, que são: cinto, que evita que o operador seja arremessado; o arco (EPC – Equipamento de Proteção no Capotamento), que diminui o impacto em um capotamento; e por fim, os faróis, lanternas, buzina e alarme sonoro que sinalizam a terceiros quando o trator estiver em movimento”, exemplifica Everton.

Desde o preparo do solo até a colheita, passando pelo plantio e crescimento das culturas, os equipamentos estão presentes em todas as etapas da atividade agrícola. A correta utilização das máquinas ajudará o produtor a reduzir o custo de operação e aumentar a sua produtividade. “Além de apresentar os itens e procedimentos, a Entrega Técnica também mostra como as máquinas e implementos devem ser utilizados para a realidade do campo, como, por exemplo, o arco que na pulverização passa de alto para baixo, e no deslocamento em que o operador deverá ter a atenção de retornar ao modo inicial”, conta o Coordenador de Pós-vendas da Agritech.

Com o objetivo de proteger e preservar a integridade física do trabalhador rural, durante a Entrega Técnica o técnico também orienta sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) ao utilizar máquinas agrícolas, como o protetor auricular, os óculos de proteção e o calçado de segurança. “A abordagem de temas de segurança transmite ao proprietário confiança no produto e total tranquilidade na sua utilização, demonstrando a preocupação da empresa com o bem-estar do operador. Além disso, os nossos clientes podem contar com toda a equipe e estrutura da Agritech quando necessário”, ressalta Everton.

Manual de Instruções

O Manual de Instruções traz ao operador todas as informações necessárias sobre a máquina agrícola e sua correta utilização. Uma das etapas da Entrega Técnica é a apresentação desse Manual, quando o técnico explica sobre os itens de uso frequente e incentiva a consulta para a solução de dúvidas simples. No Manual, o cliente também tem acesso a itens esclarecedores e que prolongarão a vida útil do trator, como a Tabela de Manutenção Periódica, possíveis avarias e soluções, dicas de segurança e meio ambiente.

O cuidado com o Manual de Instruções garantirá sua conservação por mais tempo e permitirá que o operador possa consultá-lo facilmente. “É muito importante que o cliente conserve bem o Manual de Instruções, pois mais do que um conjunto de procedimentos, ele é uma ferramenta de grande valor, que oferece ao operador informações indispensáveis sobre o equipamento e sua utilização no dia a dia no campo”, finaliza o Coordenador de Pós-vendas da Agritech.


Sobre a Agritech

A Agritech Lavrale – Divisão Agritech é pioneira na indústria brasileira ao fabricar linhas de tratores, microtratores e implementos agrícolas voltadas para a agricultura familiar. No final de 2014, a empresa atingiu a marca de 100 mil tratores produzidos pela sua fábrica, em Indaiatuba (SP). A Agritech faz parte do Grupo Stédile e surgiu com a cisão da Yanmar do Brasil. O Grupo Stédile, de Caxias do Sul (RS), é um dos mais respeitados conglomerados industriais do Brasil e engloba a empresa Agrale S.A.

Para saber mais: www.agritech.ind.br

Siga a Agritech nas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/agritechlavrale.1957

Instagram: @agritechlavrale