Escolha da cultivar certa e qualidade de sementes: chaves para o sucesso da lavoura de soja

Telles: “Plantar diferentes cultivares de soja na propriedade agrícola não é apenas uma precaução, mas uma estratégia inteligente”

Goiânia, 11 de junho de 2024 – Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, a escolha das sementes é um fator crítico para o sucesso da lavoura. Não se trata apenas de selecionar uma cultivar, mas de construir um portfólio diversificado que maximize o potencial produtivo e minimize riscos.
   ‏ ​
Charles Allan Telles (foto), especialista em sementes e coordenador de Produção na SEEDCORP|HO, empresa referência em genética e sementes de soja no Brasil, destaca a importância do uso de sementes de alta qualidade para estabelecimento de uma lavoura com alto potencial produtivo e fala sobre critérios essenciais que precisam ser analisados na seleção de sementes.
“Plantar diferentes cultivares de soja na propriedade agrícola não é apenas uma precaução, mas uma estratégia inteligente. Cada cultivar de soja tem suas características e responde diferentemente a condições de solo, estresses ambientais, pragas e doenças e uma lavoura diversificada oferece uma espécie de ‘seguro natural’, garantindo que, se uma cultivar for afetada, outras possam compensar, mantendo a ótima média na produtividade geral”, explica o especialista.

Além da diversificação das cultivares, Tellesenfatiza fatores cruciais para a escolha de sementes:
Adaptabilidade regional – Escolha de cultivares adaptadas às condições específicas da região, considerando clima, solo e altitude.
Resistência – Utilização de sementes resistentes a pragas e doenças locais, como nematoides e fungos de solo.
Uso de sementes certificadas – “Sementes certificadas garantem qualidade genética, fisiológica, física, sanitária e legal, com rastreabilidade completa e rigoroso controle de qualidade”, ressalta Telles.
Histórico de desempenho e características agronômicas: Avaliação do rendimento passado e adaptabilidade das cultivares em condições semelhantes à escolhida pelo produtor.
Tratamento de sementes: Optar pelo Tratamento de Sementes na Indústria (TSI) é importante para proteção inicial da lavoura, contra pragas e doenças, e o TSI permite uma maior uniformidade e eficácia dos produtos.
Reputação do fornecedor: Escolha sementes de empresas confiáveis e idôneas que ofereçam suporte técnico de qualidade.
Telles reforça ainda a importância do planejamento apurado da lavoura. “Para esta próxima safra, ao planejar sua lavoura de soja, pense além da escolha da uma única cultivar, mas considere a qualidade das sementes e procure realizar um planejamento apropriado, observando a característica agronômica de cada cultivar criando um mosaico de cultivares, cada uma trazendo suas forças únicas. Com uma seleção cuidadosa baseada em qualidade e diversidade, você estará pavimentando o caminho para uma colheita mais abundante e segura. O uso de sementes de alta qualidade não é um custo, é um investimento, pois uma lavoura bem estabelecida é mais resiliente, adaptável e, no fim das contas, mais produtiva”, conclui Telles.
Sobre a SEEDCORP I HO
Formada em 2017, a partir da fusão entre SEEDCORP e Horus Sementes, a SEEDCORP I HO é uma empresa de genética de soja com atuação no Brasil, Paraguai e Uruguai. A empresa, presente em todas as etapas da cadeia de sementes – pesquisa, produção, desenvolvimento de mercado, vendas e logística – oferece as melhores opções ao agricultor e atua por meio de sua marca própria ou de licenciamento de sua genética. Atualmente uma das maiores distribuidoras de sementes de soja e milho do Brasil, a SEEDCORP I HO possui uma plataforma integrada de sementes, com programa próprio de melhoramento genético. Seu portfólio é composto por 30 variedades de soja colocando cultivares no TOP 10 do ranking de produtividade em todas as regiões de atuação.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Connectare Comunicação
Cláudia Santos – claudia@connectarecomunicacao.com.br – (11) 97663-4001
Flávia Tavares – flavia@connectarecomunicacao.com.br – Whatsapp +1 872 801 3557