TOMRA FOOD APRESENTA NA FISPAL A TECNOLOGIA BSI AO MERCADO BRASILEIRO

A TOMRA Food aproveitou mais uma edição da FISPAL para apresentar ao mercado brasileiro e aos seus potenciais clientes a tecnologia BSI, divulgando assim as suas vantagens e a forma de como agregar valor em um mercado tão competitivo como o do amendoim e das castanhas.

O mercado das nozes e das castanhas é um dos mais promissores em território brasileiro e quem confirma são os dados dos últimos anos. Entre as oito castanhas e nozes mais consumidas no mundo, quatro delas estão presentes no Brasil. No ano passado, as exportações do segmento somaram 134 milhões de dólares, uma cifra pouco representativa perto dos outros produtos da balança comercial do agronegócio brasileiro, mas um setor extremamente promissor. De acordo com o International Nut Council (INC), o consumo de castanhas e nozes no mundo tem crescido 6% ao ano e, na última década, o preço em dólar teve uma valorização de 400%.

A produção de amendoim, também merece destaque no cenário nacional por sua crescente participação nas exportações de grãos e do óleo de amendoim. Essa liderança construída pela interação entre diferentes setores e organizações envolvendo a produção, beneficiamento, industrialização e comercialização tem como resultado a consolidação da atividade e a expansão dos seus mercados, em especial, o externo. No ano de 2017, particularmente, foram exportadas 153 mil toneladas, 45% a mais que em 2016, que representaram 195 milhões de dólares. Em 2018, além do aumento nos volumes exportados, foi registrado o acréscimo de 18% em valores, totalizando 230 milhões de dólares.

Com os indicadores bastantes positivos, fazendo antever um futuro promissor, no entanto, os desafios da exportação são cada vez mais altos e a demanda para o exterior exige cada vez uma maior qualidade do produto final. João Medeiros, Gerente Comercial da TOMRA Food Brasil, afirma que “com o uso ainda frequente de processos manuais em território nacional, os beneficiadores estão procurando automatizar suas plantas com tecnologia de ponta, que permite uma substancial melhoria da qualidade do produto e assim estar em linha com as exigências internacionais”. É nesse campo que a TOMRA Food pretende auxiliar o mercado brasileiro, com introdução de tecnologia de ponta já testada em diversos países a nível mundial e dessa forma aproveitou a Feira FISPAL 2019, que decorreu entre os dias 25 e 28 de Junho, em São Paulo, para apresentar a nova tecnologia: Nimbus BSI.

Nimbus BSI: “desempenho incomparável no mercado”

Olhando mais em detalhe para essa tecnologia, a nova geração de soluções de classificação em queda livre combina a eficiência da identificação de materiais estranhos por laser com a precisão da câmara para classificar descolorações e formatos dos produtos em queda livre. Desenvolvida pela TOMRA, a tecnologia exclusiva BSI (Identificação por Assinatura Biométrica) identifica as características biométricas dos objetos.

Em conjunto com a tecnologia patenteada Fluo™ da TOMRA, a Nimbus decteta os menores traços de clorofila para gerar um contraste ainda melhor entre produtos com qualidade e com imperfeições. Outras tecnologias disponíveis são a SWIR (que cria um contraste entre produtos à base de água e outros materiais), a Advanced Foreign Material Detector™ e a Detox™, para identificação da aflatoxina.

A Nimbus BSI pode ser equipada com dois tipos de scanners. O módulo padrão BSI é ideal para a eliminação de materiais estranhos, enquanto o scanner BSI+ utiliza um espectro mais amplo e identifica também irregularidades visuais, detectando imperfeições específicas dos produtos, além dos materiais estranhos.

Para João Medeiros, “A tecnologia TOMRA é ideal para quem procura retirar defeitos de difícil detecção de seus produtos, principalmente aqueles que são muito similares aos produtos de boa qualidade. A TOMRA consegue dectetar as impurezas através da coloração, da estrutura e também da característica biológica do material, por isso é muito mais eficiente na eliminação de materiais estranhos, quando comparado com outras tecnologias convencionais do mercado”.

O responsável vai ainda mais longe e explica: “As tecnologias BSI, BSI+ e podem ser aplicadas com êxito neste mercado de nozes, pois são muito eficazes na separação de impurezas de difícil detecção (produto podre, classificação por cores, detecção de alérgenos ou contaminação cruzada), permitindo uma classificação avançada dos produtos. Da mesma forma, oferece uma eficiência muito alta e mínima quantidade de falso rejeito. Isso reduz o tempo do processo e limita a degradação da qualidade causada por manipulações adicionais. Sem dúvida, a TOMRA oferece um desempenho incomparável no mercado”.

A tecnologia BSI já foi amplamente testada em diversos países com bastante sucesso, inclusive conquistou um prêmio de inovação pela revolucionária tecnologia e pela forma que pode beneficiar os mercados locais. Para o Gerente Comercial da TOMRA Food Brasil, apresentar “a tecnologia BSI na FISPAL foi uma excelente oportunidade para mostrar ao mercado brasileiro aquilo que a TOMRA pode oferecer para aumentar a eficácia, a qualidade do produto e a gestão das plantas”. Para João Medeiros, “estamos perante uma tecnologia revolucionária que vai permitir aos produtores conseguirem uma maior qualidade do seu produto, principalmente para os segmentos de amendoim e castanhas, setores para qual esta tecnologia foi desenvolvida”.

Corresponder as altas exigências internacionais

Auxiliar no desenvolvimento dos negócios dos produtores é o principal foco da TOMRA Food, que investe forte em tecnologia de ponta para ajudar as empresas a atingir os altos padrões de qualidade exigidos pelos mercados internacionais.

O mercado de amendoim é muito importante para a TOMRA no Brasil e no mundo. A produção de amendoim no Brasil vem crescendo em média em torno de 12% ao ano e a exportação do produto vem aumentado consideravelmente. Os beneficiadores estão buscando novas tecnologias para melhoria de processos e qualidade, devido ao exigente mercado internacional, principalmente para atingir o nível de qualidade exigido pelo mercado Europeu, que apesar de ser o mais exigente, oferece um valor maior pelo produto. Devido a este contexto, o mercado de amendoim está em constante evolução tecnológica e a TOMRA oferece tecnologia de ponta com experiência comprovada mundialmente, para ajudar os beneficiadores a voar mais alto e conquistar os mercados internacionais mais exigentes”, explica João Medeiros.

A TOMRA sempre procura entender as particularidades e dificuldades de cada cliente, com o objetivo de apresentar uma solução eficaz para seu negócio. Desta forma, “temos vários clientes que adotaram como vantagem competitiva investir em nossos equipamentos de seleção para melhorar a qualidade de seu produto final, não apenas instalando 1 máquina, mas às vezes 2 ou até 3 em cascata. Através de uma combinação correta das diferentes tecnologias TOMRA, eles estão oferecendo nozes, castanhas e amendoim com os mais altos padrões de qualidade, podendo competir nos mercados internacionais mais exigentes”, conclui o responsável da TOMRA.

Sobre a TOMRA Food

A TOMRA Food projeta e fabrica máquinas de classificação baseadas em sensores e soluções pós-colheita integradas para a indústria alimentícia, utilizando a mais avançada tecnologia de classificação, descascamento e análise do mundo. Mais de 8.000 unidades estão instaladas em produtores de alimentos, empacotadores e processadores ao redor do mundo, nos segmentos de frutas, nozes, vegetais, produtos de batata, grãos e sementes, frutas secas, carne e frutos do mar. A missão da empresa é permitir que seus clientes melhorem os retornos financeiros, obtenham eficiências operacionais e garantam o fornecimento seguro de alimentos por meio de tecnologias inteligentes. Para isso, a TOMRA Food opera centros de excelência, escritórios regionais e locais de fabricação nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, Ásia, África e Australásia.

A TOMRA Food é membro do Grupo TOMRA, fundado em 1972, que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de embalagens de bebidas usadas. Hoje, a TOMRA fornece soluções lideradas por tecnologias que permitem a economia circular com sistemas avançados de coleta e classificação que otimizam a recuperação de recursos e minimizam o desperdício nas indústrias de alimentos, reciclagem e mineração.

A TOMRA tem cerca de 100.000 instalações em mais de 80 mercados em todo o mundo, com uma receita total de aproximadamente 8.6 bilhões de NOK em 2018. O Grupo emprega em torno de 4.000 pessoas globalmente e é listado publicamente na Bolsa de Valores de Oslo (OSE: TOM). Para mais informações sobre a TOMRA, acesse www.tomra.com

Media Contacts:

Contato com a media:

Emitido por: Em nome de:

ALARCÓN & HARRIS TOMRA Food.

Asesores de Comunicación y Marketing João Medeiros

Avda. Ramón y Cajal, 27  

28016 MADRID

Tel: (34) 91 415 30 20 Tel: +55 11 96340 0366

E-Mail: nmarti@alarconyharris.com E-mail: Joao.Medeiros@tomra.com

Web: www.alarconyharris.com Web: www.tomra.com/food