Setor produtivo quer firmar parceria com Inmet

Representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária ( Imea) se reuniram nessa quarta-feira com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, para discutir uma possível parceria do setor com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A ideia inicial é que o Inmet forneça aos produtores informações meteorológicas voltadas ao setor do agrícola. O ministro defende a criação de um aplicativo com as previsões meteorológicas para a agricultura. Em troca, seriam instaladas novas estações meteorológicas que possibilitem mais informações aos agricultores.

Maggi ofereceu ainda aos representantes do setor uma parceria com a Embrapa Imagens, sediada na cidade de Campinas (SP), onde são feitas imagens de satélites de todo o território nacional. “O trabalho realizado lá é muito bom. O mapeamento do território é minucioso. Acredito que será muito positivo para o setor”, observou.

O ministro tem defendido o fortalecimento do Inmet por entender a importância do trabalho dos meteorologistas para o setor agrícola. Antes da reunião no Mapa, os representantes da Aprosoja, Abrass e Imea fizeram uma visita ao Inmet com o secretário-executivo adjunto, Francisco Lopes, e demonstraram interesse em firmar parceria com o órgão.

Eles relataram a Maggi que os técnicos do Instituto propuseram uma maior troca de informações com o setor para que conheçam quais são as principais demandas dos produtores. Dessa forma, os meteorologistas poderão oferecer dados mais detalhadas para atender as necessidades do setor. A reunião no Inmet foi articulada pelo secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki, que conversou com a diretoria do instituto em agosto para tratar da criação de um aplicativo voltado ao setor agrícola.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *