Setor de sementes do Matopiba inicia jornada de formação profissional

As atividades do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes da UFPEL, em convênio com a APROSEM, tiveram início no último dia 05 de maio. O primeiro encontro da turma ocorreu para alinhamentos da disciplina Saberes e Experiências Profissionais, com o Dr. Geri Eduardo Meneghello e a Dra. Andréia Almeida. As aulas regulares iniciarão em junho, sendo momentaneamente em formato virtual, conforme normas da instituição.

A turma, inédita na região do Matopiba, foi possível pela parceria entre a APROSEM – Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba com a UFPEL – Universidade Federal de Pelotas. “Viabilizar essa turma era uma meta da entidade desde 2015, sendo agora possível esta formação reconhecida internacionalmente e de forma que facilite aos profissionais das empresas associadas a formação em nível de Pós-Graduação, sem comprometer a presença no trabalho, enfatiza Ivanir Maia, diretor executivo da associação.

“Para nós professores é um prazer poder atender uma demanda de formação aos profissionais inseridos no mercado de trabalho, pois temos a certeza de que os projetos de pesquisas serão de grande relevância para o setor de sementes e aplicados nas empresas em que estes atuam”, ressalta a coordenadora, profª. Dra. Lilian Madruga de Tunes.

A proposta pedagógica do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes está alicerçada numa abordagem interdisciplinar com o objetivo de trocar conhecimentos relacionados a ciência e tecnologia de sementes. Até 2022 serão formados 34 novos mestres, elevando a qualificação dos profissionais que atuam diretamente na produção de sementes, sendo um dos maiores investimentos em qualidade que o setor pode realizar.

#ufpel #aprosem #sementecertificada #associação #sementedesoja #capacitacaoprofissional #ppgsementesufpel #mestradoprofissional