Salão do Empreendedor destaca cadeias produtivas gaúchas na Expointer

Na 40ª Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: apicultura, horticultura, olivicultura, ovinocultura, pecuária de corte, leite e vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo estande estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Estado com a perspectiva “Do Campo à Mesa”.

O público consegue perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor. Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa ao grupo de entidades organizadoras das atividades (Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS), o salão torna-se mais completo.  “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia, detalhando cuidados, técnicas e tecnologia  e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

Nessa segunda-feira, um grupo de mais de 20 jornalistas e formadores de opinião  participou de uma visita guiada ao Salão do Empreendedor, junto ao Pavilhão Internacional. Percorrendo todos os espaços, os convidados puderam conhecer em detalhes as sete cadeias produtivas exploradas em aspectos que vão desde a produção no campo, passando pela industrialização, até a chegada à mesa do consumidor. A visita se iniciou com a olivicultura e teve como técnico Pedro Pascotini, do Sebrae/RS.

Em seguida, todos foram direcionados ao espaço dos ovinos, onde o técnico Roberto Gracelle, do Sebrae/RS, explicou o motivo da escolha da lã como produto destaque ao invés da carne. “Queremos conversar com o leigo, que não conhece o processo, e também com o produtor, para que ela possa ver que, aplicando certas técnicas, pode oferecer um produto de qualidade”, ressaltou. A visita seguiu com a apicultura, derivados do leite, pecuária de corte, vitivinicultura e horticultura.

Após a visitação, a imprensa foi recebida no Espaço Gastronomia, onde participou de uma degustação às cegas, comandado pelo chef Mamadou Senè. A experiência oferece uma oportunidade de as pessoas degustarem pratos harmonizados com vinhos e espumantes confiando apenas no seu paladar. Ao final, os participantes devem adivinhar o que comeram. Os anfitriões da visita guiada e degustação às cegas foram os diretores do Sebrae/RS Derly Fialho (superintendente), Ayrton Ramos (técnico) e Carlos Schütz (administração e finanças), juntamente com Gilmar Tiethböl, superintendente do Senar/RS, José Paulo da Rosa, diretor do Senac, e Maria Júlia Alles, coordenadora técnica de Tecnologia em Alimentos e Bebidas do Senai.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *