Programa Rama rastreia hortifrutigranjeiros no RS

Preocupada em garantir segurança alimentar aos consumidores e a qualidade dos produtos comercializados nos supermercados do Estado, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) une-se à Associação Brasileira do setor (Abras) para disponibilizar uma ferramenta de rastreabilidade de hortifrutigranjeiros ao varejo.

Trata-se do Rama, programa de monitoramento de frutas, legumes e verduras idealizado pela Abras, de adesão voluntária pelas empresas, que fomenta as boas práticas agrícolas, acompanhando as tendências mundiais do setor varejista na atenção à segurança dos alimentos oferecidos aos seus consumidores. O lançamento oficial do programa no RS ocorreu na semana passada semana, em Porto Alegre (RS).

De acordo com o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, esta é mais uma iniciativa, dentre uma série de ações que a entidade vem adotando nos últimos meses, para cumprir sua parte na busca pela qualificação da cadeia do hortifrúti. “A qualificação precisa ser de ponta a ponta, desde a produção, passando pelos canais distribuidores e chegando ao ponto de venda. Há cerca de dois anos, a Agas vem proporcionando encontros com entidades representativas de todos os elos da cadeia, em busca de soluções para a qualificação dos produtos consumidos pelos gaúchos”, explica.

A primeira consequência desses encontros é um programa de capacitação de produtores rurais na área de gestão das propriedades, que iniciou em março e está capacitando 250 propriedades rurais em todo o Estado. O projeto é realizado com recursos do Programa Juntos Para Competir, desenvolvido em colaboração entre o Sebrae/RS, a Farsul e o Senar/RS. “Neste projeto, a Agas indicou 250 fornecedores de frutas, verduras e legumes do setor supermercadista para participarem do programa, que já está em curso em cinco regiões do Estado”, explica Longo. Veja mais no site da Agas (aqui).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *