Pela primeira vez no mercado, solução da BASF une inoculante biológico e produto químico para cana-de-açúcar

  • Muneo® BioKit traz novo conceito de solução integrada que controla importantes pragas e doenças do cultivo e promove o desenvolvimento da planta
  • Solução contribui para a longevidade da cultura da cana-de-açúcar
  • Tecnologia é um codesenvolvimento entre BASF e Embrapa

São Paulo, 29 de novembro de 2018 – O Muneo® BioKit é uma novidade da BASF que une produtos químico e biológico em tecnologia inédita para o cultivo da cana-de-açúcar. A parte química é composta pelo Muneo®, produto com ação inseticida e fungicida. O produto biológico é oAprinzaTM, inoculante que atua como promotor de crescimento de raízes e parte aérea, além de contribuir com uma maior absorção de nutrientes.

O AprinzaTM é resultado da parceria da BASF com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com o apoio da Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

O Muneo® BioKit  proporciona aumento de produtividade de até 18%, com melhora no crescimento e no desenvolvimento da cana-de-açúcar. A solução pode ser usada em todas as variedades cultivadas no país. A tecnologia foi testada em campo por mais de cinco anos. 

“A inovação possui performance sem precedentes no mercado, otimiza o potencial produtivo da cana-de-açúcar, auxilia no desenvolvimento do sistema radicular, aumenta a absorção de nutrientes com maior crescimento e resistência, contribuindo assim com um manejo mais sustentável, afirma a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Dra. Veronica Massena Reis.

Além de promover o crescimento da planta, o Muneo® BioKit também é eficiente no controle de importantes pragas e doenças. Destaque para as doenças podridão abacaxi (Ceratocystis paradoxa) e podridão vermelha (Colletotrichum falcatum), além de pragas como o gorgulho (Sphenophorus levis) e cupins (Heterotermes tenuis). A solução apresenta efeito supressor em pragas como a broca-da-cana (Diatraea saccharalis) que podem comprometer os canaviais caso o manejo não seja feito corretamente.

“O Muneo® BioKit traz ganhos operacionais ao plantio da cana, devido a sua fácil aplicação que otimiza o manejo no plantio e leva mais segurança ao agricultor. A solução também oferece um excelente controle das principais pragas e doenças que promovem danos à cana-de-açúcar, pois integra manejo químico com biológico, potencializando os resultados nos canaviais, explica o gerente de Marketing de cana-de-açúcar da BASF, Leandro Pessente.

“O setor sucroenergético é um dos mais importantes para a economia brasileira. A BASF sabe dos desafios enfrentados pela cadeia produtiva da cana-de-açúcar e por isso investe em soluções inovadoras que proporcionam produtividade e qualidade. O lançamento do Muneo® BioKitreafirma o nosso compromisso com a longevidade dos canaviais e contribui para o legado do agricultor”, afirma o diretor de Marketing da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF no Brasil, Marcelo Batistela.

Benefícios do Muneo® BioKit

A sinergia entre Muneo® e AprinzaTM potencializa os resultados obtidos com o Muneo® BioKit. A união entre químico e biológico promove uma série de benefícios nos canaviais. Os principais são:

–       aumento de produtividade de até 18%;

–       melhor enraizamento e desenvolvimento da planta com mais vigor;

–       manejo racional de nematóides;

–       ganhos operacionais com a utilzação de dois produtos diretamente no sulco de plantio, no momento da cobrição;

–       maior sustentabilidade, por utilizar produto biológico inédito no mercado;

–       controle das principais pragas e doenças da cultura;

–       aumento da absorção de nutrientes;

–       canavial com maior longevidade, aumentando a vida útil da plantação e consequentemente a rentabilidade do cultivo.

 

Prezado jornalista, favor contatar a BASF, por meio de sua área da Comunicação Corporativa, em caso de informações sobre os produtos e sua correta aplicação. Uso exclusivamente agrícola. Aplique somente as doses recomendadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Incluir outros métodos de controle do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Os produtosMuneo® e AprinzaTM estão devidamente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob o número: 35118 e PR-95130 10009-5.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF
Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais da agricultura, especialistas no controle de doenças, insetos, plantas daninhas e outras pragas, é o nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em P&D e em um amplo portfólio, que inclui sementes e traits, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, saúde das plantas, controle de pragas urbanas e rurais, além de soluções digitais. Com equipes de especialistas em nossos laboratórios, fábricas, escritórios e campo, nós conectamos pensamentos inovadores com a realidade para criar soluções que funcionam na prática para os agricultores, a sociedade e o ambiente. Em 2017, nossa divisão gerou vendas de € 5,7 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com/br/pt ou em qualquer um dos nossos canais de mídia social.
Sobre a BASF
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Os mais de 115.000 colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em quatro segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de mais de € 60 bilhões em 2017. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (BAS). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br