No Brasil, vinho brasileiro

32 milhões de brasileiros atualmente consomem vinho de modo esporádico

De cada 10 garrafas de vinho comercializadas no Brasil, seis são de rótulo nacional. Esta soberania explica-se principalmente pelo sabor. Assim como em outros países da América Latina, a população prefere o paladar mais adocicado, originado em uvas que não são Vitis vinífera L., as mesmas usadas para a produção do suco de uva.

Esta opção diferenciada em relação a outros mercados e o potencial imenso de consumo no mercado interno fazem com que as empresas invistam em produtos do segmento. “O próprio Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) tem trabalhado muito o conceito ‘Seu vinho, suas regras’, que busca romper com as ideias tradicionais do consumo da bebida, sempre ligada à sofisticação. Cada pessoa bebe o tipo de vinho que quiser, como quiser e onde quiser”, frisa Diego Bertolini, gerente de promoção do Ibravin, ressaltando que a população mais jovem já está compreendendo esta mudança e consumindo mais vinho.

A visão de mercado do setor é de que o mercado brasileiro de vinho tem espaço de crescimento incalculável. “Temos 32 milhões de brasileiros que consomem vinho de modo esporádico, ou seja, com média de menos de dois litros ao ano, o que é quase insignificante. Há outros 90 milhões que não consomem nada. Tens ideia do que isto representa em volume de produto? É nessa perspectiva que a gente trabalha”, completa Bertolini, destacando ainda que o setor não fecha os olhos em relação aos problemas de importação de vinhos finos e espumantes, “pela desigualdade das condições de competição”.

Para minimizar os efeitos fiscais e tributários que oneram o setor industrial, várias iniciativas iniciativas institucionais buscam o fortalecimento das vinícolas nacionais e também a melhoria da gestão. Uma delas é o programa Juntos para Competir, que envolve Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Participam do projeto 60 vinícolas da Serra Gaúcha e da Campanha.

“Trabalhamos com as empresas em várias frentes, incluindo rodadas de negócios, com compradores nacionais e internacionais. No final de setembro de 2018, por exemplo, tivemos o Wines South America, em Bento Gonçalves, quando 100 clientes nacionais e 20 do exterior tiveram a oportunidade de experimentar e negociar com vínícolas que fazem parte do projeto. São atitudes como estas que consolidam a marca”, constata André Bordignon, coordenador de vitivinicultura do Sebrae no Rio Grande do Sul, que tem parceria com o Ibravin há muitos anos.