Mostra tecnológica apresenta equipamentos e insumos para a cultura da oliveira

Cerca de 40 expositores estão confirmados e as novidades incluem publicações técnicas, implementos agrícolas e para a extração, pulverização consciente e apresentação exposição dos azeites. A catarinense Fast Tecnologia Industrial é uma empresa de metal mecânica que desenvolve equipamentos para a extração de azeite de oliva, com tecnologia totalmente nacional. “É um equipamento diferenciado para atender a olivicultura brasileira e que possui ajustes para a produção de outros países. É totalmente sanitário, de fácil manutenção e alta eficiência, com tecnologia de ponta e suporte técnico”, afirma o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Rudimar Fornari Huk.

A Fast possui equipamentos capazes de processar 100kg, 250kg, 500kg, 1mil kg e 1,5mil kg por hora. Em Maria da Fé, o produtor Armando Gonçalves adquiriu a extratora com capacidade de 1,5 mil kg e pela primeira vez está realizando o processamento do azeite da marca Fio de Ouro na própria agroindústria. Uma visita à propriedade para demonstração do novo equipamento está incluída na programação do dia de campo.

Em sua primeira participação no evento, a empresa Alça de Ideias vai oferecer serviços para o desenvolvimento de marcas e identidade visual para novos produtos. “É a primeira vez que esse tema é exposto aqui. Achamos muito interessante, afinal o rótulo é a impressão inicial que temos de um produto”, avalia o engenheiro agrônomo Pedro Moura, um dos responsáveis pela organização do Dia de Campo. Também atendendo ao produto final, a Marcatto Fortinox apresenta uma tampa pilfer roscada que se converte em tampa lacre com um aperto de mão. “Trata-se de uma solução para o pequeno produtor, que dispensa o uso da máquina de recravar e deixa o produto completamente lacrado e não vulnerável”, assegura Ideli Marcatto, diretora da empresa.

IMG_7287- Lagar da EPAMIG - Crédito Erasmo Pereira

A região Sudeste do Brasil possui 24 agroindústrias e 60 marcas comerciais de azeite. Em 2020 a produção na região deve ser de, aproximadamente, 50 mil litros. Durante a Mostra Tecnológica, os participantes poderão conhecer e adquirir azeites destas marcas no estande da Associação de Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), parceira da EPAMIG na realização do evento.

Difusão de Tecnologias: PANCs

Durante o Dia de Campo, as pesquisadoras da EPAMIG Izabel Cristina dos Santos e Maria Regina de Miranda Souza farão a difusão de informação técnicas e a distribuição de mudas e sementes de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs). A ação que integra o projeto “Feira com Ciência” busca resgatar o cultivo e uso culinário de algumas espécies tradicionais, que são pouco conhecidas e propagadas.

“Vamos apresentar espécies que são muito adaptáveis a diferentes condições de clima e de solo e que são uma alternativa de renda, especialmente, para produtores familiares. Teremos espécies como a araruta, que corre risco de extinção, e o fisális, fruto exótico, que já vem sendo pesquisado na unidade de Maria da Fé “, conta a pesquisadora Maria Regina, acrescentando que também serão distribuídas mudas de bertalha, vinagreira e ora-pro-nobis.

As inscrições para o dia de campo de Olivicultura são gratuitas e podem ser no dia e local ou antecipadas pelo link.

Mais informações: (35) 3662-1227 – cemf.evento@epamig.br