Livro didático sobre Sistema Plantio Direto será lançado durante o Show Rural Coopavel, no PR

Voltado ao público infantil, obra “O mistério do ribeirão vermelho” é baseada na história do produtor rural Herbert Bartz

O Show Rural Coopavel, evento de difusão de tecnologias agropecuárias realizado anualmente em Cascavel (PR), será o palco de lançamento do livro didático “O mistério do ribeirão vermelho”, escrito pelo jornalista e escritor londrinense Wilhan Santin e publicado pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP). Tendo como objetivo contribuir para o conhecimento e preservação da história da agricultura conservacionista no Brasil, bem como ensinar aos filhos de agricultores e às crianças da cidade sobre o quanto é importante conservar o solo, a obra conta a história de Herbert Bartz, o pioneiro do Sistema Plantio Direto (SPD) na América Latina.

O lançamento oficial está marcado para acontecer no dia 08 de fevereiro, às 13h30, no estande da Itaipu Binacional, e contará com a presença de autoridades como a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Além dela, a ação também contará com a participação de alguns patrocinadores do livro, como é o caso da MICROGEO®, empresa desenvolvedora de um Adubo Biológico exclusivo que restabelece o microbioma do solo, contribuindo com o meio ambiente e também com o SPD.

O Adubo Biológico MICROGEO® apresenta uma composição de microrganismos bastante heterogênea que, quando fornecida ao ambiente solo-planta, altera as comunidades ali presentes, promovendo a biodiversidade. Os resultados da solução foram validados, recentemente, por um estudo realizado pela Fundação Espaço ECO, envolvendo uma pesquisa em cana-de-açúcar com o uso do MICROGEO®, desenvolvida pela UNESP/Jaboticabal, que apontou benefícios do Adubo Biológico na cultura. O estudo comprovou que o cultivo de cana-de-açúcar, atrelado à adubação biológica, teve uma redução de 40% do impacto ambiental. Foi estimado que para uma usina média, com processamento anual de 4,5 milhões de toneladas de cana em 50 mil hectares, o Adubo Biológico MICROGEO® ajudaria a reduzir em 56 milhões de quilos a emissão de CO2 na atmosfera.

Também foi comprovado que o Adubo Biológico MICROGEO®, por meio do programa de reestruturação do solo, destaca-se por contribuir para o aumento da qualidade do plantio direto e, consequentemente, elevar o Índice de Qualidade Participativo (IQP), que é o indicador de qualidade e sustentabilidade do plantio direto desenvolvido pela parceria FEBRAPDP, junto com a

Itaipu Binacional, Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e Cooperativas da região. Para saber mais sobre o assunto e conferir depoimentos de produtores do Paraná, clique aqui.

Além da MICROGEO®, a publicação também contou com o apoio da Dow AgroSciences, Itaipu Binacional, Fundação Agrisus e Cooperativa Agroindustrial Integrada.

Como funciona o MICROGEO®?

O MICROGEO® é o Adubo Biológico que restabelece o microbioma do solo – isto é, restabelece um conjunto de microrganismos que vivem e interagem com as plantas e solo.         Produzido na propriedade rural pelo próprio agricultor, com total suporte dos técnicos da empresa, o Adubo Biológico MICROGEO® age desta forma por ser constituído de alta biodiversidade de microrganismos exclusivos e adaptados ao local de uso, bem como por nutrientes que favorecem a atividade microbiana nativa do solo, como os fungos micorrízicos.

Como os microrganismos, nutrientes e metabólitos do Adubo Biológico MICROGEO® são exclusivos da localidade, ao restabelecer a biodiversidade microbiana do solo e estimular seu microbioma, promove benefícios que atuam no condicionamento das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, seja para agricultura, pecuária ou reflorestamento.

Pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, em qualquer temperatura, luminosidade ou mesmo umidade, em conjunto com defensivos químicos, fertilizantes, herbicidas, biológicos, insumos foliares e vinhaça.