Inicia semeadura do algodão em MS safra 2020/21

Inicia semeadura do algodão em MS safra 2020/21

O plantio do algodão safra 2020/2021 iniciou esta semana na região sul de Mato Grosso do Sul. A área estimada até o momento para o ciclo é de 23.008 hectares, segundo a Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul). As regiões norte e nordeste do estado devem entrar com as plantadeiras no mês de dezembro.

Os 23 mil hectares previstos de área para esta safra estão divididos entre seis municípios: Alcinópolis, Aral Moreira, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica e Paraíso das Águas. Juntos devem apresentar uma produção menor em relação à safra passada, devido à menor área dedicada à cultura.

A safra 2019/2020 ocupou 31.640 hectares, chegando a uma produção de 57.255 toneladas, com produtividade de 296,6 arrobas por hectare. Segundo o Ampasul, o ciclo que inicia agora, apesar da menor área e produção, deve contribuir com uma produtividade estável e acima do registrado anteriormente, com estimativa de 300 arrobas por hectare.

Para um processo de semeadura eficaz a Associação recomenda que o plantio seja executado dentro da janela ideal para cada região, com uso de sementes de alta qualidade, e tratadas com doses e produtos recomendados. O cuidado na semeadura para estabelecer uma lavoura com a quantidade populacional de plantas por hectare recomendado, é outro fator importante, pois poderá influenciar na produtividade final.

A falta de chuvas no início desta safra atrasou o plantio da soja, que consequentemente já comprometeu a janela ideal para plantio do algodão 2ª época que é realizado até 30 de janeiro de cada ano. Este fato causou a diminuição do cultivo de algodão nesta modalidade em Mato Grosso do Sul, contribuindo para a redução da área plantada na safra 2020/2021.