Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano promove reunião de produtores e segmento de biogás em Santa Catarina

Encontro acontece na Unochapecó, em Chapecó (SC). Painéis, debates, apresentação de cases, espaço de negócios e visitas técnicas integrarão a programação do Fórum, de 4 a 6 de setembro

No primeiro dia do 2° Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, quarta-feira (4\09), o evento promove a Reunião de Produtores de Biogás de Santa Catarina. O objetivo é compartilhar ideias para o setor, conhecer os desafios e as peculiaridades da cadeia de biogás e biometano no estado, compartilhar conhecimento, promover parcerias e encaminhar soluções.

Entre os organizadores do encontro, está o suinocultor de Vargeão (SC), Anelio Thomazzoni. Pioneiro na utilização do biogás para geração de energia em Santa Catarina, Thomazzoni é referência no assunto. “Há 50 meses eu gero energia, mas tenho biogás há mais de 12 anos”, conta. Desde essa época, o suinocultor, que produz biogás a partir dos dejetos de 38 mil suínos, vem construindo uma rede de produtores interessados no assunto.

Segundo Thomazzoni, que participa da programação dos oradores da reunião e deve conduzir a plenária final, Santa Catarina vive um momento promissor para o desenvolvimento do uso do biogás para geração de energia elétrica. “Conseguimos a isenção do ICMS para a geração de energia, que os outros estados já tinham. É a hora própria para falar de biogás e energia”, motiva Thomazzoni.

A disseminação de informações básicas, que mostram, por exemplo, a viabilidade do investimento nesse setor, é outra pauta do encontro, que deve reunir também potenciais investidores. “Hoje muita gente que teria condições e matéria-prima disponível para investir em biogás e não investe por falta de informação, porque não sabe que hoje isso é realmente possível, funciona e é viável”, explica Thomazzoni, que atualmente trabalha com uma média de 30 meses para o retorno do investimento em geração de energia  através do biogás. Para ele, os projetos de produção de biogás são viáveis, inclusive, às pequenas propriedades.

Na suinocultura, sua especialidade, por exemplo, Thomazzoni estima que os dejetos de 2 mil a 3 mil suínos já sejam matéria prima suficiente para a produção. E os “mini-projetos”, quando inviáveis para a geração de energia, ainda podem aproveitar o biogás produzido na propriedade, economizando energia elétrica e gás, e diminuindo o impacto da atividade rural ao meio ambiente.

Além de produtores e interessados no setor do biogás, a reunião também deve contar com representantes de órgãos públicos e prefeitos da região, especialmente interessados em promover o desenvolvimento da produção do biogás a partir do lixo orgânico gerado nos municípios. O encontro também é espaço para debater a legislação – e as demandas legais – necessárias para aproveitar o potencial do estado para multiplicar investidores em energia limpa.

A reunião está marcada para a quarta-feira (4), às 18h, no auditório R01, bloco R, na Unochapecó.

 

Programação do Fórum

O 2º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, acontece de 4 a 6 de setembro de 2019, no Salão Nobre da Unochapecó – Universidade Comunitária da Região de Chapecó. O evento tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o País, por meio de um espaço que oportuniza a discussão sobre a produção e o uso do biogás como fonte de energia e, especialmente, sobre o potencial de desenvolvimento desse setor frente às barreiras existentes.

Profissionais de várias partes do País estarão mais uma vez reunidos para participar de painéis, debates, apresentação de cases e visitas técnicas que integram a programação, possibilitando a discussão sobre políticas públicas, inovação, tecnologias, processos e panorama setorial de oportunidades. O Fórum também contará com o Espaço Biogás de Negócios, um ambiente para que empresas e entidades possam divulgar produtos e serviços, ampliar networking, firmar parcerias e realizar negócios.

O terceiro e último dia, 6 de setembro, será destinado às visitas técnicas. Os participantes do Fórum poderão escolher duas opções de roteiro.

Inscrições

As informações sobre programação e inscrições para o Fórum e para as visitas técnicas estão no site http://www.biogasebiometano.com.br

 

Realização do Fórum

A realização do 2º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA), do Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia (IST PGE), da Embrapa Suínos e Aves e da Universidade de Caxias do Sul (UCS)/TecnoUCS. A correalização é da Unochapecó/Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ e do Sebrae.

O evento tem patrocínio Ouro da Sicoob e FAPESC, patrocínio Prata do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e patrocínio Bronze de Bombas Beto, ENC Energy, Grupo Cetric, CHP Brasil, Germek, Janus & Pergher, PESA CAT, Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) e Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás).

O apoio é da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), Governo do RS por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, Fiesc, Fiergs, Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina, Sistema Ocergs Sescoop/RS, Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), Low Carbon Business Action Brazil,  Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Chapecó e Região Convention& Visitors Bureau, Prefeitura de Chapecó, Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), Associação Comercial Industrial Chapecó (ACIC),  Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), NRG Hub, Associação da Indústria de Cogeração de Enregia (Cogen).

 

Serviço

O quê: 2º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Quando: 4 a 6 de setembro de 2019

Local: Salão Nobre Unochapecó

Endereço: Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Servidão Anjo da Guarda, nº 295-D, Bairro Efapi – Chapecó (SC)

Inscrições: www.biogasebiometano.com.br

Informações: organizacaoforum@biogasebiometano.com.br

(54) 3419 6563 | 9 99719713 |  9 9966 9713 | 9 9671 0028

 

http://www.biogasebiometano.com.br/

https://www.facebook.com/BiogaseBiometano/

https://www.instagram.com/biogasebiometano/

https://www.linkedin.com/company/biogasebiometano/

 

 

Foto: Unidade de produção de biometano na Embrapa em Concórida (SC) integra roteiro de visitas técnicas do dia 6 de setembro

Crédito da foto:  Lucas Scherer