Evento aberto marca o Dia Nacional da Conservação do Solo

Importância da adoção de práticas de manejo, políticas públicas e novas tecnologias serão temas do debate sobre a preservação do solo de forma sustentável

O solo está na essência da agricultura e é um recurso indispensável para a manutenção da vida no planeta. Em 15 de abril, dia em que se celebram os esforços para a sua conservação, a Corteva Agriscience, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e a Embrapa Solos promovem o evento “Os Desafios da Qualidade do Solo”, uma reflexão sobre a importância de realizar ações para preservar o solo e contribuir para o aumento da produção de alimentos com sustentabilidade.

O evento, que será aberto ao público e realizado de forma híbrida, é destinado a pesquisadores, técnicos, produtores rurais e outros profissionais do setor. A programação terá início às 9h, com uma breve abertura dos realizadores e, na sequência, ocorre o debate principal. Para participar do evento, não é preciso inscrição prévia; basta clicar neste link.

O Líder Global de Nematóides da Corteva Agriscience, Tim Thoden, abordará a “Diversidade e interações biológicas no solo”. O pesquisador da Embrapa Solos, Pedro Luiz de Freitas, trará o tema “Tecnologias baseadas em práticas conservacionistas para conservação do solo e controle da erosão”. Já a presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Lúcia dos Anjos, falará sobre “As contribuições históricas da ciência do solo para a produção agropecuária brasileira”. E, por fim, um produtor rural comentará sobre as vantagens de um solo saudável para uma agropecuária sustentável e produtiva. No fechamento do evento, a Diretora do Departamento de  Produção Sustentável e Irrigação (DEPROS) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mariane Crespolini, fará uma apresentação com o tema “Tecnologia: uma agenda para a Conservação do Solo”.

Os caminhos para a conservação do solo

A conservação do solo representa o conjunto de princípios e práticas agrícolas destinadas a preservar a fertilidade química e as condições físicas e microbiológicas do solo. Importante componente dos ecossistemas, o solo integra o ciclo de produção de água e é a base dos biomas e de quase toda a produção de alimentos do planeta. Mesmo com tantas funções vitais para a sobrevivência humana, os solos sofrem um constante processo de degradação.

Estudos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) apontam que a erosão está entre os principais fatores de degradação dos solos. A erosão é o processo de perda de solo causada pelo efeito das chuvas e do vento, podendo ser agravada em solos agrícolas mal manejados e em pastagens degradadas. A inadequada cobertura vegetal e o baixo enraizamento nessas áreas, acabam contribuindo para o agravamento da erosão.

A boa notícia é que os esforços empreendidos nos últimos anos, associados ao crescente interesse das instituições de pesquisa e à conscientização dos produtores e de todos os envolvidos nas cadeias de produção agropecuárias têm gerado avanços na conservação dos solos.

No segundo semestre de 2020 (de julho a dezembro), a área de pastagens recuperadas atingiu a marca de mais de 372 mil hectares, o que corresponde a um crescimento de 98% da área em comparação ao mesmo período de 2019. O investimento, considerando somente a tecnologia de recuperação de pastagem, foi superior a R$ 876 milhões, 35% maior que o registrado anteriormente. O Plano ABC – responsável por fomentar tecnologias sustentáveis na pecuária para reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa – já investiu quase R$ 2 bilhões apenas nesse semestre, somando-se todas as 10 linhas de financiamento.

 

Sobre a Corteva Agriscience

A Corteva Agriscience é uma empresa de capital aberto que oferece aos agricultores de todo o mundo o mais completo portfólio de insumos do setor, como sementes, proteção de cultivos e soluções digitais para maximizar a produtividade e a rentabilidade dos produtores. A empresa é detentora de algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura (Pioneer®, Granular®, Brevant™ Sementes e premiados produtos de Proteção de Cultivos), trabalhando ativamente no desenvolvimento e lançamento de produtos por meio de seu robusto pipeline de química ativa e tecnologias. A empresa está empenhada em trabalhar com toda a cadeia para cumprir o seu propósito de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. A Corteva Agriscience tornou-se uma empresa independente em 1º de junho de 2019. Antes dessa data, era Divisão Agrícola da holding DowDuPont.

Mais informações disponíveis em www.corteva.com.

Acompanhe a Corteva Agriscience em FacebookInstagramLinkedInTwitter e YouTube.

Sobre a Embrapa Solos

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), criada em 1973, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a sua criação, assumiu o desafio de desenvolver um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País. É uma empresa de inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para a agropecuária brasileira. A Embrapa Solos é uma das 43 unidades da Embrapa, sendo uma referência internacional em solos tropicais, que coordena e executa, em todo o território nacional, ações no sentido de prognosticar e promover medidas preventivas de riscos ambientais em decorrência do uso inadequado dos recursos solo e água. Essas ações são centradas na visão integrada do solo como patrimônio das gerações presentes e futuras, priorizando o planejamento de uso sustentável das terras, fornecendo subsídios para tomada de decisões e contribuindo para o avanço do conhecimento técnico-científico na área de Ciência do Solo.

Mais informações: www.embrapa.br

Acompanhe nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkedInTwitter e YouTube.

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBSC)

A SBCS é uma sociedade científica que congrega pessoas e instituições com o objetivo de promover o intercâmbio intelectual daqueles que atuam na pesquisa, no ensino, na divulgação ou em atividades técnicas para o conhecimento e melhor utilização do solo e da água no Brasil. Para isso, publica livros didáticos e promove eventos sobre o tema e mantém estreita ligação com os sócios por meio de publicações e mídias sociais.

A SBCS também tem como objetivos difundir o conhecimento dos métodos científicos e das técnicas racionais de exploração, tratamento e conservação do solo e da água; adequar e uniformizar a nomenclatura e representação do solo, bem como dos métodos de análise e seus controles de qualidade e ainda colaborar e zelar para o aperfeiçoamento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e para o detalhamento dos Levantamentos de Solos do Brasil.

Mais informações: www.sbcs.org.br

Mídias sociais: @sbcs.solos