Emater/RS-Ascar é uma das homenageadas no lançamento da Expoagro Afubra

Durante a solenidade de lançamento da Expoagro Afubra 2020, realizada nesta manhã (28/02), no Parque da Expoagro, em Rio Pardo, a Emater/RS-Ascar foi uma das entidades homenageadas devido a sua participação desde a primeira edição do evento. O troféu foi recebido pelo diretor administrativo da Emater/RS, Vanderlan Vasconselos.

A Maior Feira voltada à Agricultura Familiar do Brasil, a Expoagro Afubra, apresenta novidades para sua próxima edição. Em 2020 serão quatro dias (um a mais que nas edições anteriores) para a visitação do público. A Feira acontece de 18 a 21 março, em Rincão del Rey, no município de Rio Pardo. O motivo para o maior período de realização do evento é nobre: esta é a 20ª edição da Expoagro Afubra e, no sábado (21/03), será celebrado os 65 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

Neste ano, a feira tem como tema geral “valorização do agricultor: do campo à cidade”. Em sua fala o coordenador geral da Expoagro Afubra, Marco Antônio Dornelles destacou o crescimento das atividades produtivas dos agricultores que participam anualmente da feira. “Notamos que o perfil do público mudou no decorrer dos anos e que a diversificação das atividades produtivas proposta pela feira está, de fato, acontecendo nas propriedades rurais”.

Também participaram da atividade o gerente regional adjunto Carlos Corrêa da Rosa e extensionistas chefes de escritórios da região do Vale do Rio Pardo.

Vasconselos destaca a importância desta feira e do tema central que visa valorizar o produtor rural. “A Emater está presente na história da Expoagro e sua participação é fundamental, assim como a parceria com órgãos públicos e demais entidades. Isso leva segurança ao agricultor nas adversidades e no apoio a sua permanência no campo com desenvolvimento e renda. O Espaço Casa da Emater da visibilidade a população sobre o trabalho que a Instituição desenvolve e o uso do dinheiro público que recebe”.

Na Expoagro Afubra a Emater/RS-Ascar irá apresentar 17 espaços temáticos todos preparados para difundir ideias práticas aos produtores rurais. Com o tema Central “Compartilhando Saberes” e destaque à cultura do Milho, serão apresentados temas como a apicultura, bovinocultura de leite, fruticultura, cozinha show, piscicultura, pecuária familiar, saneamento ambiental, solos, rastreamento de vegetais frescos, secagem e armazenagem, agroindústria familiar, artesanato e turismo rural.

No Pavilhão da Agricultura Familiar mais empreendimentos irão expor seus produtos. Com a construção de um novo pavilhão, serão ao todo 224 expositores (divididos em 199 estandes), sendo que 40 destes participam pela primeira vez. Serão 164 agroindústrias familiares e 60 expositores de artesanato, flores e plantas o que totaliza 55% de novos espaços para a comercialização no Pavilhão.

A organização do Pavilhão da Agricultura Familiar é da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

 

Serviço:

O que: Expoagro Afubra

Quando: 18 a 21/03/2020

Onde: Parque da Expoagro Afubra – BR 471, KM 161, Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS

Horário: 8h às 18h – entrada franca

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade

Jornalista Carina Venzo Cavalheiro

cvenzo@emater.tche.br

(54) 3381-3804 / (54) 9 9623-3388

www.emater.tche.br

www.facebook.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS

Instagram: @EmaterRS

tv.emater.tche.br