DSM realiza palestra na AveSui

A indústria de proteína animal tem sofrido forte pressão para reduzir o uso de antibióticos na produção. Seguindo essa tendência mundial, a AveSui, principal feira da indústria latino-americana de aves e suínos, promove um debate sobre o tema no painel “Uso Consciente de Antibióticos na Produção Animal”, que será realizado no dia 25 de abril, no Auditório de Inovação, instalado no centro da área de feira, com acesso gratuito a todos os visitantes.

O painel contará com a participação da DSM, empresa que atua nas áreas de saúde, nutrição e materiais, e que fará a palestra de abertura, trazendo aos participantes informações sobre a experiência da Dinamarca, país pioneiro no banimento dos antibióticos como melhoradores de desempenho da produção animal. ”

A União Europeia (UE) restringe o uso de antibióticos melhoradores de desempenho (AMDs) em alimentação de aves e suínos desde 2006, mas a Dinamarca foi pioneira nesta iniciativa, pois fez a retirada voluntária dos AMDs em 2000″, ressalta o gerente de marketing de Nutrição Animal da DSM na América Latina, Dino Garcez.

Os dinamarqueses também retiraram recentemente do mercado os antibióticos da classe das cefalosporinas (terceira e quarta gerações), além de disporem de um mapeamento completo e público chamado DANMAP, responsável por registrar a ocorrência de resistência antimicrobiana (RAM), bem como da utilização dos antibióticos.

“Atualmente, estima-se que aproximadamente 70% a 80% da produção de frangos de corte na UE são totalmente livres de antibióticos. No Brasil, cerca de 30% da produção de carne de frango não utiliza melhoradores de desempenho”, acrescenta Garcez.

Segundo o gerente de Marketing, a retirada dos AMDs da alimentação animal, como no caso da colistina, por exemplo, em longo prazo, pode contribuir para a redução das resistências antimicrobianas presente em bactérias, o que garante o bem-estar animal, fortalecendo o conceito One Health, que será tema central da AveSui.

“O crescimento do número da produção de proteína animal sem o uso de melhoradores de desempenho indica que os produtores já realizaram algumas adaptações, como o melhoramento na nutrição e manejo, fatores que contribuem para o bem-estar animal”, afirma Garcez.

EUBIÓTICOS NA PRODUÇÃO
Dentre os substitutos dos AMDs, destacam-se os eubióticos, aditivos nutricionais reguladores da microbiota intestinal dos animais que apresentam efeitos benéficos sobre a saúde intestinal, levando ao bem-estar e ao aumento da performance produtiva, tendo como principais exemplos os probióticos, óleos essenciais, prebióticos e ácidos orgânicos.

“Os eubióticos possuem modo de ação bastante distinto dos antibióticos, além de ter sua composição na natureza idêntica aos aditivos utilizados na ração, portanto não se espera nenhum tipo de efeito adverso ou de resistência de alguma bactéria. Esses são os principais diferenciais entre os melhoradores de desempenho e os eubióticos”, define o gerente de Marketing.

Além de realizar a palestra de abertura do painel “Uso Consciente de Antibióticos na Produção Animal”, a DSM também estará presente em outro painel, voltado às discussões sobre saúde intestinal, e com um espaço na AveSui para apresentar sua linha completa de aditivos, incluindo eubióticos, vitaminas, minerais, enzimas, carotenoides e uma nova linha de serviços (AMIGA).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *