Cultivo de tabaco tem melhor produção com irrigação por microaspersão

A Santeno, empresa voltada a soluções em irrigação, tem em seu portfólio de produtos a Santeno III, que produz micros jatos de água direcionados para o solo, irrigando a área em até 1,8 metros. Esse tipo de irrigação é indicada para culturas onde a água não pode entrar em contato com as folhas e frutos, garantindo eficiência na aplicação de água no campo, inclusive na fumicultura.

Em 2015, a marca criou um projeto de irrigação com a mangueira Santeno III em Cuba para o cultivo de tabaco. Observou-se que, após 36 dias de produção desde a semeadura, houve acréscimo na produção, aumento na altura da planta e maior quantidade de folhas. A diferença é de 20% a 25% na comparação com o cultivo convencional realizado na cidade de Pinar Del Rio, que seria irrigação por alagamento no sulco,

Conforme o engenheiro agrônomo Matheus Nitta, a mangueira Santeno pode fornecer uma quantidade adequada de àgua às plantas, desde a germinação até a fase produtiva. “Isso viabiliza o aumento da produção e produtividade, melhora a qualidade do produto colhido, permite colheita na entressafra, amplia o período de produção e permite o escalonamento, além de aumentar o índice de exploração agrícola e a resistência vegetal”, diz.

O especialista conta que o sistema de irrigação por alagamento no sulco provocou erosão do solo e também perdas significativas de nutrientes, como fertilizantes com o processo de lixiviação. Além disso, destaca que o sistema de irrigação por sulco demanda maior número de mão de obra para direcionamento das mangueiras e também causa injúrias mecânicas nas mudas do tabaco. Assista a um vídeo sobre o produto aqui.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *