Conheça os cafés especiais finalistas do Cup of Excellence – Brazil 2020

Fase Nacional definiu os 35 melhores cafés da safra atual, que tiveram nota média de 90,12 pontos, para serem enviados aos juízes internacionais

O Cup of Excellence – Brazil 2020 já conhece seus 35 finalistas, que se classificaram para a etapa final do concurso e serão avaliados pelos juízes internacionais para a definição dos melhores cafés especiais do Brasil na safra atual. A região com o maior número de amostras aprovadas foi a Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, com 12 lotes. Na sequência, vêm Matas de Minas, com seis; Sul de Minas, com cinco; Denominação de Origem do Cerrado Mineiro e Chapada Diamantina (BA), cada uma com quatro cafés; Montanhas do Espírito Santo, com três; e região da Alta Mogiana em Minas Gerais, com uma amostra (clique e confira o resultado completo http://brazilcoffeenation.com.br/contest-edition/show/id/19).

Este ano, a competição, que é realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), recebeu 655 amostras de café da safra 2020. Desse total, 628 foram avaliadas com nota superior a 86 pontos na escala de zero a 100 do concurso.

Na Fase Nacional, os 35 lotes que se classificaram para a etapa internacional mantiveram o alto nível, sendo aprovados com pontuação média de 90,12 pontos. Esses cafés serão avaliados, entre 26 de outubro e 6 de novembro, por especialistas de Japão, Austrália, Noruega, Estados Unidos, China, Inglaterra, Coreia do Sul, além do próprio Brasil, que farão a análise final e definirão os 25 vencedores do concurso. A divulgação dos campeões ocorrerá no dia 10 do próximo mês.

De acordo com a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, o alto padrão de qualidade dos cafés inscritos no Cup of Excellence – Brazil 2020 evidencia a excepcional qualidade da safra atual e reflete o trabalho educacional e de capacitação que a entidade realiza com os produtores nacionais.

As 25 amostras que forem eleitas vencedoras da competição ganham o direito de participar de um disputado leilão internacional, via internet. Os preços alcançados nesses pregões vão muito além do mercado convencional, como o campeão do certame brasileiro em 2018, que obteve o maior valor pago por uma saca (60 kg) de café no país: R$ 73 mil. Já os cafés que obtiverem nota entre 86 pontos até o 25º ganhador, serão considerados “Vencedores Nacionais” da competição e também estarão à disposição para aquisição em uma plataforma de venda on-line.

CUP OF EXCELLENCE
O principal concurso para cafés especiais do mundo integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria por BSCA e Apex-Brasil com foco na promoção comercial do produto brasileiro no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos nacionais em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.

O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail exec@bsca.com.br.