Camil Alimentos atinge R$ 150 milhões

Período foi marcado pelo crescimento de volume de vendas sequencial em açúcar, pescados, feijão e no internacional, com receita líquida de R$1,3 bilhão, crescimento de 9% frente ao mesmo período do ano anterior

São Paulo, 10 de janeiro de 2018 – A Camil Alimentos S.A. (B3: CAML3), uma das maiores empresas de alimentos do Brasil e da América do Sul, divulgou nesta quinta-feira (10) os resultados do terceiro trimestre de 2018, encerrado em novembro de 2018, com lucro líquido de R$150,3 milhões, crescimento de 109% frente ao mesmo período do ano anterior. A Companhia ressalta o crescimento de volume de vendas sequencial em feijão, açúcar, pescados e no internacional de 3,2%, 1,8%, 24,7% e 23,7%, respectivamente.

A receita líquida do trimestre atingiu R$1,3 bilhão, crescimento de 9,3% no trimestre. O crescimento foi pautado pelo aumento anual de volume de vendas nas categorias de açúcar, feijão e suas operações internacionais em 1,8%, 25,0%, 1,1%, respectivamente. O lucro bruto do trimestre atingiu R$319,9 milhões, crescimento anual de 11,9%, com margem bruta de 25,3%. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, EBITDA, atingiu R$151,4 milhões, crescimento de 17,5% no trimestre, com margem de 12,0%.

A Camil registrou no trimestre efeitos não recorrentes de créditos fiscais e referente a adesão ao Programa de Regularização Tributária Rural. Excluindo o reconhecimento de receitas e despesas não recorrentes, o EBITDA atingiu R$115,4 milhões, redução anual de 10,4%, e margem de 9,1%. Já o lucro líquido excluindo esses efeitos atingiu R$71,8  milhões, redução anual de 0,2%, com margem líquida de 5,7%.

No período, a Camil anunciou a aquisição da SLC Alimentos, que traz uma complementariedade de portfólio e regiões de atuação, permitindo ampliar a liderança de grãos no Brasil e adicionar marcas relevantes ao grupo. Com isso, a Camil passa a deter um market share de 9,5% no mercado de arroz no Brasil, passo importante para a estratégia de crescimento pautada por aquisições de marcas fortes e expansão geográfica em mercados chaves. A transação foi concluída em dezembro de 2018 e a Companhia segue focada no processo de integração e otimização de suas operações.

Flavio Vargas, CFO e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Camil Alimentos, acredita que “A aquisição da SLC Alimentos reforça a execução da estratégia de consolidação do mercado brasileiro de grãos e nos adiciona marcas e produtos tradicionais e com reconhecimento pelos consumidores, ampliando nossa posição de liderança no mercado brasileiro de grãos”, afirma.

Destaques:

  • O 3T18 foi marcado pelo crescimento sequencial nas categorias: feijão (+3,2% QoQ), açúcar (+1,8% QoQ), pescados (+24,7% QoQ) e no segmento internacional (+23,7% QoQ);
  • Expansão de margens YoY: margem bruta (25,3%, +0,6pp YoY), margem EBITDA (12,0%, +0,8pp YoY); e margem líquida (11,9%, +5,7pp YoY);
  • Receita líquida de R$1,3 bilhão no 3T18 (+9,3% YoY);
  • Lucro bruto de R$319,9mn (+11,9% YoY) com margem de 25,3% no 3T18 (+0,6pp YoY);
  • EBITDA de R$ 151,4 milhões (+17,5% YoY) com margem de 12,0% (+0,8 pp YoY);
  • Lucro líquido de R$150,3 milhões (+109,0% YoY) com margem de 11,9% (+5,7pp YoY);;
  • Dívida Líquida/EBITDA encerrou o período em 1,9x (+0,5x YoY).

RESULTADO OPERACIONAL BRASIL POR CATEGORIA

O 3T18 foi marcado pelo crescimento de volume de vendas sequencial em todas as categorias, exceto arroz no Brasil (-17,9% QoQ). Feijão apresentou crescimento de +3,2% QoQ, açúcar +1,8% QoQ, pescados +24,7% QoQ e no internacional registramos +23,7% QoQ, sendo Uruguai +31,2% QoQ, Chile +2,6% QoQ e Peru +6,4% QoQ.

ARROZ

  • Redução do volume de vendas (-17,9% QoQ) e anual (-7,4%YoY), atingindo 133,6 mil tons;
  •  redução de compras pelo varejo, com redução de preços de arroz em Novembro vs. Outubro de 2018 (-6,7%¹), que aguarda uma estabilização de preços de mercado antes de fazer sua recomposição de estoqueo que afetou as vendas de arroz no Brasil no período, principalmente, no mês de novembro.
  • Em participação de mercado, a Camil registrou 7,6% de market share (+0,2pp) vs. o bimestre anterior.
FEIJÃO
  • Crescimento de volumes sequencial (+3,2% QoQ) e anual (+ 25,0% YoY), atingindo 20,1 mil tons;
  • Crescimento de vendas da marca Camil e das marcas de combate;
  • Em participação de mercado, a Camil registrou 6,0% de market share (+0,5pp) vs. o bimestre anterior.
AÇÚCAR
  • Crescimento de volumes sequencial (+1,8% QoQ) e anual (+ 1,8% YoY), atingindo 134,7 mil tons;
  • Crescimento de vendas do açúcar cristal e das marcas de combate;
  • Em participação de mercado, a Camil registrou 31,8% de market share (+ 0,2pp) vs. o bimestre anterior.
PESCADOS
  • Crescimento de volumes sequencial (+24,7% QoQ) e queda anual (-7,3% YoY), atingindo 10,1 mil tons;
  • Crescimento de vendas da marca líder Coqueiro;
  • Em participação de mercado, a Camil registrou 42,0% de market share (- 0,9pp) em sardinha e 24,8% em atum (+1,6pp) vs. o bimestre anterior.

¹ CEPEA; preço médio do indicador de arroz em Casca Esalq/Senar-RS 50kg de Nov18 vs. Out18

Sobre a Camil Alimentos 

Uma das maiores empresas de alimentos da América do Sul, a Camil Alimentos iniciou sua trajetória no mercado nacional em 1963 como uma cooperativa de produtores de arroz. Atualmente, a empresa possui operações no Brasil, Chile, Peru e Uruguai, exporta para mais de 50 países.

O processo de diversificação do portfólio da Camil Alimentos teve início em 1987, quando a empresa começou a comercializar feijão. Atualmente, a empresa detém marcas líderes de mercado e top of mind em suas categorias: União, Camil (arroz) e Coqueiro (sardinha).

Com uma estratégia de negócios pautada pela diversificação do portfólio, inovação de produtos, aquisições estratégicas e expansão para mercados externos, a Camil Alimentos é, hoje, líder em beneficiamento e comercialização de arroz no Brasil, Chile, Uruguai e Peru.