Brasília se prepara para o Congresso Latino-Americano e Brasileiro de Agroecologia

No período de 12 a 15 de setembro, Brasília sediará o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e o V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. Os eventos inserem a cidade no cenário internacional das discussões sobre agroecologia e também fortalece as experiências regionais de construção do conhecimento de base agroecológica.

A programação tem como objetivo promover a troca de saberes e experiências através de palestras, feiras, rodas de conversa, estandes e apresentação de trabalhos e relatos de experiências.
O evento acontece durante a semana do cerrado, segundo maior ecossistema brasileiro, com uma área de 207 milhões de hectares distribuídos em sua maior parte no Planalto Central. Graças ao trabalho de pesquisa e extensão rural, realizado desde a década de 70, o Cerrado se transformou em um grande produtor de alimentos.

Para o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF, José Guilherme Leal, a agroecologia é uma prática muito mais próxima do equilíbrio ecológico, podendo contribuir, com sua expansão, para uma produção de alimentos mais equilibrada e sustentável no Cerrado. “Esperamos que esses eventos motivem agricultores da região do DF e Entorno a se mobilizarem ainda mais na direção das práticas sustentáveis na agricultura, utilizando a agroecologia e agricultura orgânica como modelo”, diz.

O evento deve reunir aproximadamente 4 mil pessoas, sendo mais de 500 participantes de fora do País, e é uma oportunidade para o intercâmbio de informações, experiências e técnicas de produção. O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), Argileu Martins, acredita que o Congresso vai oportunizar a atualização de conteúdo, no ponto de vista técnico e social, e vai contribuir para uma ampla divulgação junto à sociedade de que é possível ter uma produção agropecuária em harmonia com o meio ambiente.

“A agroecologia aponta para um cenário em que a humanidade deve viver e produzir em harmonia com o meio ambiente. É uma saída muito objetiva para a sustentabilidade das atividades de produção agrícola e pecuária”.

O coordenador do programa de agroecologia da Emater-DF, Roberto Carneiro, espera que, por meio do respaldo científico que será apresentado, o evento encoraje produtores e técnicos a adotarem práticas para a transição agroecológica.

Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (Socla) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e organizados em Brasília por uma comissão formada por instituições públicas como Embrapa, UNB, Seagri e EmaterDF, além de outras instituições e organizações e movimentos sociais. Acompanhe as novidades no site e no perfil facebook /agroecologiadf.

Inscrições
A programação e inscrições estão disponíveis no site www.agroecologia2017.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *