Biotrigo apresenta nova cultivar para silagem no Agroleite 2016

Uma tecnologia inédita de trigo para produção de silagem estará exposta em parcelas durante a principal feira do setor leiteiro, a Agroleite 2016. O evento acontece na cidade de Castro (PR), considerada a Capital Nacional do Leite, entre os dias 16 e 20 de agosto. A novidade para o setor é o TBIO Energia I. Exposta em parcelas da Biotrigo Genética, a cultivar não possui aristas como um trigo comum e, por isso, preserva o trato digestivo do animal.

Segundo o zootecnista e técnico em Novos Negócios da Biotrigo Genética, Ederson Henz, a cultivar desenvolvida pela Biotrigo Genética chega ao mercado com a finalidade de suprir uma demanda de produção de forragem no período outonal e como uma alternativa de forragem conservada, minimizando custos, maximizando o uso da terra, enriquecendo a dieta animal em energia e proteína e mantendo a saúde de rúmen pela qualidade da fibra.

A tecnologia é destinada para a região sul do Paraná e para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2017, a cultivar entra para multiplicação e, em 2018, os agricultores pecuaristas terão acesso a cultivar podendo semear em suas propriedades. A Biotrigo é atualmente responsável por mais de 65% das variedades de trigo cultivadas atualmente no país, 85% do Rio Grande do Sul e 60% do Paraná.

Benefícios na alimentação animal
No Brasil, quando pensamos em produção de volumoso conservado, logo imaginamos silagem de milho ou sorgo. No entanto, em clima subtropical e temperado, silagens de cereais de inverno tornam-se uma alternativa interessante para produção dos mesmos, principalmente em situações onde culturas de verão não são possíveis de serem cultivadas. Henz explica que a silagem do TBIO Energia I é uma alternativa interessante na produção de biomassa e no aspecto nutricional. Na prática, o criador engordará os animais em menos tempo, preservando o trato digestivo do animal, pois não possui aristas como um trigo comum.

Além disso, contendo uma concentração satisfatória de proteínas e carboidratos não fibrosos, há uma estimulação do crescimento do pool de bactérias ruminais e incremento da produção de proteína microbiana e ácidos graxos voláteis, dando resposta em leite ou carne. “O TBIO Energia I vem para o mercado como uma alternativa de forragem conservada, minimizando custos, maximizando o uso da terra, enriquecendo a dieta animal em energia e proteína mantendo a saúde de rúmen pela qualidade da fibra”, explica.

O evento
O Agroleite é um evento técnico voltado a todas as fases da cadeia do leite. A feira busca, por meio da programação, apresentar o potencial de produção de leite da região nos aspectos qualitativo e quantitativo. Durante o evento são realizados fóruns, seminário internacional e painel para se discutir genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor.
Há também um espaço para agricultura, suinocultura e ovinocultura.

Como complementação, ainda há a exposição de animais, torneio leiteiro, clube de bezerras, leilão, dia de campo e dinâmica de máquinas. O evento é voltado para profissionais dos diversos segmentos da cadeia leiteira, como veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos, pesquisadores e consultores. Mais informações, como a programação, podem ser obtidas no site www.agroleitecastrolanda.com.br.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *