Aumento da área da cana-de-açúcar nesta temporada é a maior das últimas cinco safras

Com auxílio de ferramentas de gestão, produtores podem ser ainda mais eficientes desde o pré-plantio até o pós-colheita

Segundo o balanço mais recente produzido pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), a área de cana-de-açúcar já colhida até o momento (cerca de 90%) é a maior das últimas cinco safras. Em relação ao ciclo passado, o aumento é de 1,2%, alcançando 7,099 milhões de hectares no Centro-Sul. No acumulado da safra 2020/21, a produtividade agrícola na região ainda avança 2,4% ante o ano anterior, a 79,6 toneladas por hectare.

Para auxiliar os produtores a manterem esses números e até ampliarem seus ganhos a cada safra, a GAtec – AgTech especializada em gestão agroindustrial, disponibiliza diversas soluções ao setor canavieiro, começando no pré-plantio até o pós-colheita. “Nosso portfólio abrange todo o complexo sucroenergético desde área agrícola até a distribuição, análise e comercialização dos produtos, para o agronegócio brasileiro e no mundo”, diz, Leandro Sarto, diretor comercial.

Para atender as necessidades dos produtores, a empresa está focada em entregar soluções que apresentam inteligência no agronegócio. Ou seja, trabalhar com as melhores práticas de processo e negócio e sempre tentar surpreender da maneira mais simples com o melhor produto para facilitar a gestão. “Todas as dificuldades na hora de gerir são sempre tratadas de maneira prioritária. Para que assim os nossos clientes tenham em suas mãos uma ferramenta capaz, robusta e dinâmica de modo a prever e/ou mitigar essas dificuldades”, ressalta Sarto.

Mercado em evolução

Ainda segundo o diretor da GAtec, o setor canavieiro é um dos mais maduros e dinâmicos do Brasil, entretanto, como todo negócio pujante, necessita de melhorias constantes e nesse sentido, há sempre três fatores. O primeiro é o tempo. Isso porque o segmento está evoluindo e se adapta sempre que necessário, podemos citar passagens históricas importantes como o ProAlcool e Renovabio, por exemplo.

Outro fator são as pessoas. Fundamental, pois, a experiência adquirida ao longo de todos esses anos por diversos perfis profissionais, se transformam e estão em constante a evolução. Aliado a esse, vem uma série de outros importantes pontos, social, capital, ambiental. Logo, o fator pessoas, movimenta diversas tendências e objetivos comuns, tanto no micro quanto no macroambiente.

O terceiro ponto e não menos importante é a tecnologia. “Aqui a GAtec tem atuado ao longo dos últimos anos dando todo aparato necessário para o setor e compreendendo toda a sua complexidade, necessidade de rapidez, sempre prezando pela máxima qualidade, com total cuidado e atenção”, destaca Sarto.

Pioneirismo no setor

A GAtec é uma empresa que nasceu no berço da evolução no setor sucroenergético, na cooperativa Copersucar. Atualmente disponibiliza aos clientes os serviços de consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Ao longo de quase duas décadas da marca, seus sócios e especialistas se dedicam para disponibilizar a melhor solução com a melhor tecnologia para o setor.

Entre as soluções, destaque para o SimpleFarm,  um software desenvolvido em plataforma web, baseado nas tecnologias Microsoft que atende, em uma base única, indicado para culturas semi-perenes (cana-de-açúcar), perenes (Citrus, Florestas), como também produtores de culturas anuais (milho, algodão, grãos, etc), e ainda atividade pecuária. Devido à possibilidade de hospedagem na nuvem, o sistema pode ser acessado de qualquer computador com acesso à internet. Também há a possibilidade de ser instalado na estrutura de TI do próprio cliente, caso ele não queira hospedar em cloud.

Outra ferramenta disponibilizada é o Commerce. Este é um sistema completo na gestão de compra e venda de commodities agrícolas para mercado interno e exportações, e ajuda o produtor a controlar todos os processos envolvidos na comercialização, dando acesso a indicadores simples, intuitivos, rápidos e assertivos. A solução está disponível para diversos segmentos dentro do agronegócio e está sendo evoluído dentro na nova plataforma SimpleFarm, sobre a qual começam a convergir todos os sistemas da GAtec que possibilita total integração com os demais sistemas administrativos dos clientes.

Contempla também o pacote tecnológico disponibilizado pela empresa a plataforma Mapfy GeoSystem, outra ferramenta importante no tripé de crescimento da empresa. A solução é uma aplicação web de gestão de mapas rurais e é uma tecnologia exclusiva. Simples, intuitivo e objetivo, o sistema permite uma nova experiência em visualização e controle georreferenciado da lavoura. Com a ferramenta o produtor consegue analisar e visualizar de forma rápida e integrada em mapas através de consultas dinâmicas, para tomar decisões mais precisas, como também gerar atividades de análise de áreas.

De acordo com o diretor comercial, um dos diferenciais da empresa é que seus diretores atuam no dia a dia junto a equipe e clientes colocando a mão na massa. “Ouvir as demandas para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas soluções tem sido fundamental para a GAtec. Agradecemos a parceria e confiança ao longo destes 19 anos, e queremos traçar um futuro de sucesso e sustentabilidade junto a ponta final do negócio. Pontuamos sempre que a razão de existirmos é a confiança depositada na empresa por nossos clientes”, finaliza.

Sobre – A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Composta por profissionais com mais de 35 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa está presente diversos países. Sua atuação contempla diversas culturas do agronegócio, entre elas, cana-de açúcar, grãos, algodão, café, citros, pecuária, entre outros. Mais informações em www.gatec.com.br.