Abrapa lança Plano de Incentivo ao Algodão

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) lançou em outubro, com apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e da Bayer, o Plano de Incentivo ao Uso do Algodão. Desenvolvido em parceria com a Consultoria Markestrat, a iniciativa surge como resposta da cadeia produtiva ao crescente uso de sintéticos na composição de tecidos para fabricação de peças de vestuário em geral. O movimento foi pensando a partir do estudo que faz uma análise da produção de algodão no Brasil, desde o plantio até o consumo final, além de propor um plano de ação de curto e longo prazos para conscientizar a indústria e os consumidores dos benefícios da matéria-prima produzida nacionalmente.

O projeto identificou que o uso crescente do material sintético é motivado por diversas razões, como a forma e caimento do tecido no segmento feminino, preço mais barato, economia de matéria-prima e proximidade dos fornecedores sintéticos da indústria têxtil. “Os benefícios do produto sintético são superficiais e de curto prazo. O algodão é natural, confortável e saudável, aspectos muito valorizados na moda íntima, infantil e cama mesa e banho”, explica o presidente da Abrapa, João Carlos Jacobsen Rodrigues.

As ativações do plano ocorrerão em três pilares: promocional, informacional e de negócios. No primeiro o objetivo é gerar awareness e chamar a atenção para o movimento, levando informação por meio de influenciadores representados por estilistas, personal stylists, representantes de marcas que ditam a moda, blogueiras, entre outros. “Queremos que eles sejam os porta-vozes dessa causa e nos ajudem conscientizar o consumidor e o varejo sobre os benefícios do algodão e, finalmente, gerar negócios para toda a cadeia”, diz Jacobsen.

O primeiro passo foi o lançamento da campanha “Sou de Algodão”, durante a Semana da Moda de São Paulo (SPFWTRANSN42), reforçando a mensagem de incentivo ao uso da matéria-prima na indústria da moda. A ação traz modelos clicadas vestindo peças de algodão coloridas e divertidas. As imagens trazem frases que justificam e apoiam o uso do algodão no dia a dia como “Sou Metamorfose #soudealgodão”, “Sou Essencial #soudealgodao”, “Sou Colorida #soudealgodao” e vem sendo trabalhadas nas redes sociais da Abrapa e em outras plataformas digitais.

Um filme também foi produzido durante o SPFW com modelos que deram seu depoimento sobre os atributos do algodão que identificam  diariamente, tais como leveza, naturalidade, versatilidade, entre outros. O vídeo também será publicado nas redes sociais da associação e no Youtube.

O segundo pilar, promocional, consiste em levar informação às universidades, além de ações no PDV e na mídia. Por último, o pilar de negócios, que tem como objetivo engajar empresários, marcas e redes varejistas no movimento #soudealgodao. Estão previstas rodadas de negócio, patrocínio de coleções, entre outras iniciativas. “Estamos muito felizes em fazer parte do projeto Sou de Algodão. Acreditamos que somente com a união de toda a cadeia produtiva conseguiremos reforçar junto ao consumidor final os atributos e benefícios oferecidos pelo algodão”, ressalta o diretor de marketing estratégico para algodão da Bayer, Fernando Prudente.

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