A Editora Gazeta esteve lá: no polo de produção de uvas e vinhos, na Serra Gaúcha

Onde há uvas, vinhos, espumantes e sucos de qualidade, a marca da Gazeta também se fez e se faz presente

A exemplo da forte inserção das publicações da Editora Gazeta nos mais variados segmentos do agronegócio brasileiro, a Gazeta estabeleceu vínculo com a cadeia produtiva da uva e de seus produtos (vinhos, espumantes, sucos etc.). E o grande polo de cultivo e de industrialização está na Serra Gaúcha, em especial em Bento Gonçalves, Farroupilha, Monte Belo do Sul e arredores, além de Caxias do Sul. Ao longo de mais de duas décadas, jornalistas e fotógrafos da Editora Gazeta visitaram essas regiões de produção.

Na Serra Gaúcha, as uvas e os vinhos movimentam a economia em dezenas de localidades, tendo o Vale dos Vinhedos, nas cercanias de Bento Gonçalves, como grande referência. Além da produção em si, não por acaso Bento Gonçalves sedia a Embrapa Uva e Vinho, a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária que se ocupa da inovação e da prospecção de tecnologias para a vitivinicultura.

LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: no maior polo de produção de citros

Rio Grande do Sul é destaque no setor de vinhos | Foto: Sílvio Ávila/Editora Gazeta

E a atividade vinífera proporciona ampla inserção de produtos no ambiente de consumo. Se os vinhos e os espumantes são a parte mais visível ou lembrada no âmbito industrial, os sucos têm conquistado cada vez mais espaço. Mas jamais se pode esquecer da importância e da movimentação financeira das uvas de mesa. Em especial neste século 21, com o boom de todas as atividades do agronegócio brasileiro, em sua projeção para o mundo, também a produção de frutas sofreu incremento. E entre elas a uva é uma vedete.

No caso das uvas viníferas, ou para industrialização, o Rio Grande do Sul lidera amplamente esse segmento, com cerca de 95% da produção nacional. Além do polo tradicional em região de colonização italiana na Serra Gaúcha, novas fronteiras se estabeleceram na Serra do Sudeste, a partir de Encruzilhada do Sul, e também na Campanha, na Fronteira com o Uruguai e a Argentina. Nessas novas áreas de cultivo têm sido colhidas uvas viníferas que resultam em produtos apreciados e premiados no País e no exterior.

LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: na colônia alemã de Juiz de Fora (MG)

Em simultâneo, profissionais da Editora Gazeta visitam os inúmeros outros ambientes de produção de uvas no País, a exemplo das áreas de altitude de Santa Catarina, hoje largamente valorizadas; as áreas de produção de uvas de mesa em Jales, em São Paulo, polo forte de cultivo desse tipo; e em especial a área de uvas e de vinhos do Vale do São Francisco, no entorno de Juazeiro, na Bahia, e de Petrolina, em Pernambuco. Nessa região são obtidos vinhos de excelente qualidade, em investimentos que inclusive envolvem as empresas vinícolas da Serra Gaúcha.

E além do Anuário Brasileiro da Uva e do Vinho, editado ao longo de duas décadas, a Gazeta ainda produz publicações específicas para esse setor, a exemplo da Revista Destino: Vale dos Vinhedos, em parceria com a Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), de Bento Gonçalves. Onde há uvas, vinhos, espumantes e sucos de qualidade, a marca da Gazeta também se fez e se faz presente.

LEIA TAMBÉM
A Gazeta esteve lá: na Feira do Livro de Porto Alegre
A Gazeta esteve lá: no YouTube Space, em São Paulo