33º HORTIGRANJEIROS: Atrações permanentes revelam feira diversificada

Uma feira para todos os públicos, com entrada gratuita, está sendo construída por mais de 20 comissões que organizam o 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. O evento será realizado na próxima semana (09 a 13/10), no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. A promoção é da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa), com apoio de diversas entidades.

O presidente da 33ª edição do Hortigranjeiros, Aldir Mallmann, destaca que para alcançar o posicionamento de maior feira da agricultura familiar do Estado, com caráter de exposição, negócios e tecnológico, está sendo preparada uma programação diversificada, com atrações permanentes, que vão desde a Mostra de Tecnologia e Inovação até os tradicionais pavilhões de agroindústria e hortigranjeiros, indústria e comércio, artesanato, economia solidária, floricultura, pequenos animais, pecuária e Espaço Cultural.

 

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Em um espaço central de 2.560 m2 do Parque Municipal de Exposições, a Mostra de Tecnologia e Inovação irá apresentar práticas, tecnologias e manejo voltados à olericultura, fruticultura, hortas urbanas e em pequenos espaços, com a participação de diversas empresas, instituições de ensino e de Assistência Técnica. O túnel que será construído levará também à apresentação de propostas como floricultura, agroindústria e a um ambiente de tecnologias, onde serão apresentadas novidades em temas como energias renováveis, GPS rural e propostas de Incubadoras Tecnológicas para agregação de valor e maior praticidade no trabalho do produtor rural.

A Mostra foi projetada para ser um espaço diferenciado, onde estarão expostas as mais modernas tecnologias para rentabilizar a propriedade rural, com soluções tecnológicas desde o pré-plantio até a transformação da matéria-prima para comercialização. A maratona Hackathon, coordenada pela Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, será outra atração. Norteada pela busca de soluções para desafios voltados à diversificação das atividades agrícolas, a Maratona terá duração de 24 horas, com início na manhã de sábado (12/10). O desafio será lançado a empreendedores, acadêmicos de diferentes áreas e programadores, que concorrerão à premiação, viabilizada em uma parceria inédita entre Fundação Educacional Machado de Assis (Fema) e Unijuí. O levantamento da problemática a ser solucionada foi realizado com a participação da Comissão Organizadora do Hortigranjeiros, Emater/RS-Ascar e agricultores da região.

 

AGROINDÚSTRIA E HORTIGRANJEIROS

No pavilhão 12, com 1.400m2, poderão ser conferidos os produtos de 75 produtores de hortigranjeiros e agroindústrias de Santa Rosa e de todo o Estado. O Pavilhão da Agroindústria e Hortigranjeiros, coordenado pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, revela a diversificação de produção, tanto na área animal, como vegetal, ao disponibilizar para comercialização mais de 200 produtos legalizados e de qualidade garantida para os visitantes.

No mesmo Pavilhão poderá ser conferida a exposição de plantas condimentares, terapêuticas e aromáticas, cultivadas e encontradas na região, destacando diferentes tipos de uso e manejo. O Caminho das Especiarias levará os visitantes a vivenciar diferentes momentos da história das plantas medicinais. Também são abordados seus benefícios e tecnologias de cultivo.

 

ECONOMIA SOLIDÁRIA E ARTESANATO

A Economia Solidária estará presente com a apresentação de trabalhos em artesanato, como patchwork, crochê, tricô, bordados, amigurumi, frivolite, trabalhos em madeira, porongos, telhas, adesivos de unha e confecção de bijuterias. Já no Pavilhão do Artesanato estarão expostos diversos trabalhos e produtos confeccionados por mais de 65 artesãos, nas técnicas de madeira, tecido, fios, couro, fibras, pedras, cutelaria, entre outras.

 

FLORICULTURA
No pavilhão mais colorido da feira, os expositores representam o potencial da floricultura na região e no Estado, em um espaço exclusivo, onde serão comercializadas mudas de plantas nativas e frutíferas, alternativas para jardinagem, sombra e arborização urbana, entre outras opções.

 

PECUÁRIA
Na Mostra da Pecuária estarão expostas novilhas e terneiras de raças leiteiras e animais de corte. A proposta é estimular a atividade pecuária local e regional, o desenvolvimento técnico e a qualidade genética do rebanho.

 

USO E APROVEITAMENTO DE PRODUTOS HORTIGRANJEIROS

Durante todos os dias da feira serão oferecidas oficinas culinárias de aproveitamento de produtos hortigranjeiros e flores comestíveis. A ideia é fazer com que os visitantes elaborar as receitas e gratuitamente levarem um livro com a coletânea de todas as receitas preparadas na Cozinha Experimental. As oficinas culinárias envolverão todos os públicos, dos mais experientes às crianças, com receitas que podem ser preparadas facilmente, instigando todos os visitantes na adoção de hábitos alimentares saudáveis e que fazem parte da cultura gastronômica regional.

A execução das receitas conta com a parceria da Emater/RS-Ascar, Coopermil e Assessoria de Políticas para Mulheres. Todas as noites serão apresentadas também receitas desenvolvidas pelo curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa.

 

OUTRAS ATRAÇÕES

Mostra da Indústria e Comércio, Pavilhão de Pequenos Animais, exposição histórica “A Minha Santa Rosa”, jogos coloniais, shows, gastronomia diversificada, parque de diversões e Rádio Parque também são atrações que podem ser conferidas diariamente pelos mais de 100 mil visitantes aguardados durante a feira. No sábado e no domingo (12 e 13/10), em uma parceria com a Botolli Veículos, haverá voos de helicóptero.

 

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

A programação completa do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros pode ser conferida no endereço eletrônico http://www.hortigranjeiros.com.br/a-feira/programacao/.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br